quarta-feira, 29 de junho de 2011

Tarifa de energia elétrica terá aumento de 7,67%; Conceltins analisa se há como reduzir o percentual

O tocantinense vai pagar em média 7,67% a mais pela energia elétrica consumida, a partir do dia 1° de julho. Em reunião do Conselho de Consumidores de Energia Elétrica no Tocantins (Conceltins) nessa terça-feira, 28, a Companhia de Energia Elétrica do Tocantins (Celtins) mostrou os custos que a empresa mostrou à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que autorizou o reajuste. Com o aumento, o preço do kilowatt/hora subirá para R$ 0,455.

Segundo o presidente do Conceltins, Jairo Soares Mariano, o aumento para os consumidores de alta tensão será de 8,21% e de 7,51% para os consumidores de baixa tensão. “Há um prazo de dez dias para analisarmos tecnicamente a questão e ver se os custos estão condizentes. Podemos questionar se há abuso e propor à Aneel uma alteração no valor do percentual”, explicou Mariano.

Segundo o presidente, dos 7,67% do aumento, 3,45% são para repor os custos da empresa, e o restante são para cobrir os gastos setoriais, cuja maior parte é recolhida para o governo federal.

Campanha
A tarifa de energia elétrica no Tocantins é a segunda mais cara do país, mesmo o Estado exportando mais de 90% do que é produzido. A redução da tarifa de energia elétrica foi uma das principais promessas de campanha do governador Siqueira Campos (PSDB) na sua eleição. Até o momento, o Governo do Estado não se pronunciou sobre o assunto.
fonte: Portal CT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

[Os comentários serão moderados. Estarão sujeitos a aprovação para publicação ou não].Para comentar basta escolher um dos perfis abaixo. Se quer colocar teu nome vá no perfil URL/NOME, digite o nome e comente. Qualquer dúvida leonardoalmeida4321@hotmail.com / (63) 8457-2929