sábado, 8 de dezembro de 2012

Cia de dança de Colinas é campeã no Pará

"É um título que nos enche de orgulho. Uma cidade no interior do Tocantins que participa de festivais de renome na dança clássica, como o Dança Pará ou até o mais importante festival da categoria, o Festival de Dança de Joivinville e sai de lá cheio de prêmios. É, com certeza a realização de um sonho." Este é o sentimento do bailarino Dennys Rodrigues, que depois de trabalhar anos como bailarino profissional na capital tocantinense, decidiu mudar-se para a cidade de Colinas para ensinar um pouco da sua arte para amantes da dança na região.
O que a princípio era apenas ensinamentos e experiências de aulas de balé, passa a ganhar ares de profissionalização. Estes estudantes formam hoje a Cia de Dança de Colinas, dirigida por Dennys Rodrigues e fruto de projeto da Prefeitura Municipal de Colinas, que conquistou, mais uma vez, título no festival Dança Pará, considerado o maior  festival de dança clássica das regiões Norte e Nordeste do Brasil.
Segundo o bailarino, a Cia de Dança de Colinas conquistou o primeiro lugar nas categorias Balé Clássico Duo, com a atuação das bailarinas Nayara Oliveira e Palloma Freitas na coreografia As bonecas. "Elas estão muito orgulhosas, cheias de vontade de continuar a trabalhar com dança, se profissionalizar. Foi uma oportunidade única", revela o diretor.
Ainda de acordo com Rodrigues, a Cia conquistou também premiação na categoria Juvenil, com o 2º na disputa, através de participação das bailarinas Sarah, Isabela, Mirelly, Débora, Karem e Maria Eduarda na coreografia As camponesas. Maria Eduarda conquistou também o título de Bailarina Revelação do festival com a coreografia As bonecas. "É um título das meninas (bailarinas) que agora pertence também aos colinenses", diz.
A premiação do festival foi realizada na última quarta-feira, durante a noite dos campeões, com a divulgação dos ganhadores do Dança Pará Festival e a entrega do Troféu Dança Pará 2012. Neste ano, quatro coreografias foram apresentadas pela equipe colinense durante todo o festival. Na categoria jazz, a Cia apresentou Tarde de verã e Avesso da cena; no ballet clássico com o duo As bonecas e no ballet juvenil As camponesas. Ao todo, de 22 bailarinas da Companhia participaram do festival, realizado em Belém (PA).
A Cia de Dança de Colinas já havia conquistado título no Dança Pará 2011, assim como no Festival de Dança de Joinville, também no ano passado. No ano de 2011, O festival é uma realização da Cia. de Arte Produções, reconhecido e cadastrado pela Fundação Nacional da Arte (Funarte) - Ministério da Cultura, Conselho Internacional de Dança (CID) - Unesco, com parcerias do Governo do Estado do Pará, Prefeitura de Belém e empresariado local, tendo à frente o coreógrafo Maurício Quintairos e o produtor cultural Darley Quintas.

saiba mais
Histórico

Criada em 2010, a Cia de Dança de Colinas do Tocantins é financiada com recursos próprios do Município de Colinas do Tocantins, sendo parte integrante da Diretoria Municipal de Cultura. A Companhia é coordenada pelo bailarino, professor de dança e coreógrafo Dennys Rodrigues.
 
Fonte: Jornal do Tocantins

2 comentários:

[Os comentários serão moderados. Estarão sujeitos a aprovação para publicação ou não].Para comentar basta escolher um dos perfis abaixo. Se quer colocar teu nome vá no perfil URL/NOME, digite o nome e comente. Qualquer dúvida leonardoalmeida4321@hotmail.com / (63) 8457-2929