Os resultados da segunda aplicação das provas do Sistema de Avaliação Monitoramento e Valorização da Educação do Estado do Tocantins (Salto), apresentados pelo secretário de Estado da Educação, Danilo Melo mostram um avanço considerável na qualidade e aprendizado do ensino básico, em relação à primeira avaliação.
De acordo com os dados coletados a partir da avaliação diagnóstica de Língua Portuguesa e Matemática aplicada a alunos do 5° e 9° ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio, as médias saíram de 4,57 para 4,75 no 5° ano, de 3,66 para 4,60 no 9° ano e de 2,98 para 3,52 na 3ª série. Para o secretário, apesar do crescimento parecer pouco, ao analisar os números, “os esforços e envolvimento da comunidade, alunos e todos os profissionais da educação, precisam ser grandes para atingir décimos de crescimento”, explicou.
Segundo Danilo Melo “os resultados são satisfatórios principalmente no avanço daquelas escolas que estavam num padrão de desempenho ruim, o que mostra o envolvimento de todos que juntos perseguiram este objetivo”.Para as próximas avaliações, o Salto abrangerá outras disciplinas científicas, jogos estudantis e festival de artes, o que segundo o secretário, busca uma “formação integral do aluno priorizando a formação na língua materna (a portuguesa), mas é preciso que o aluno seja uma pessoa criativa que requer um estudante aberto a novas oportunidades e tecnologias, enfim, a demandas do mundo contemporâneo”, afirmou.
Premiação
Segundo o secretário os resultados do Salto selecionaram os vencedores do Prêmio de Valorização da Educação Pública, que irá distribuir mais de R$ 12 milhões. “A premiação faz parte da estratégia do governador Siqueira Campos de difundir a cultura do mérito, o que é muito saudável e já praticada em diversos países”, destacou.Serão premiados os profissionais da Educação das escolas com maior índice na avaliação, das diretorias que mais se destacaram, da sede da Secretaria que apresentaram projetos exitosos em 2011 e aproximadamente sete mil estudantes das escolas públicas do Tocantins que tiveram as melhores notas em suas respectivas séries.
Os prêmios serão tablets para alunos, notebooks, bonificação em dinheiro e viagens de estudos para os professores e demais profissionais (técnicos) da Educação. A divisão dos prêmios por categoria: Diretoria Regional de Ensino (viagem de estudo para 30 técnicos de cada unidade); Unidade Educacional (R$ 10 mil para 100 unidades sendo 50 melhores colocados e 50 que apresentaram marro crescimento); Profissional da Educação (R$ 1 mil de bonificação para cada professor e R$ 200 para os servidores administrativos) Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) (R$ 3 mil para cada professor e R$ 800,00 para técnicos das escolas que atingirem o índice 6,0); Educandos (um tablet para cada aluno); Professor Municipal e Técnico da Seduc (viagem de estudo). Todos os prêmios serão entregues a partir de abril deste ano.
Desafios
O secretário também falou dos desafios para os próximos anos. Segundo ele, a meta é chegar aos seguintes índices: 4,7 em 2012; 5,2 em 2013 e 5,5 em 2012. “Nosso objetivo é levar o Tocantins aos melhores índices do Brasil e a atingir a meta nacional para do Ideb para 2022, que é média 6,0)”, enfatizou.Para chegar aos objetivos, segundo Danilo Melo, o governo vai investir em formação continuada para os professores, focada em desempenho; fará novas premiações para estimular o interesse pelo aprendizado, elaborará material de suporte como guias de ensino para professores e guia de aprendizado para alunos, além de desenvolver parcerias visando a educação profissional. (Secom)
Esse sistema de avaliação do DANILO é um avanço na mentalidade educacional do tocantins. Apesar de nao concordar muito com o metodos do sr. secretário, mas temos que reconhecer que ele pensa a educação de forma sistemática, pelo menos do ponto de vista da aferição de resultados. Nao to falando de método de avaliação escolar no ambito da relação professor-aluno, to falando que é salutar saber as estatiscas (minimamento razoáveis) sobre o resultado do nível de conhecimento dos alunos, ainda que se constate esse despreparo dos educandos tocantinenses.
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