BERNARDO SAYÃO

HISTÓRIA DA CIDADE
O Município de Bernardo Sayão teve seu surgimento no ano de 1958, por ato do então governador de Goiás Mauro Borges, quando na ocasião, houve a transferência de funcionários públicos da Colônia Agrícola de Ceres, com a finalidade de demarcar e preparar uma área de terra para que fossem assentadas cerca de 80 (oitenta) famílias, em lotes de até 35 alqueires cada, estas famílias vieram na maioria de cidades do sul de Goiás.
No dia 06 de julho de 1962, um comboio com 10 (dez) caminhões, transportando as famílias cadastradas partiu de Goiânia para uma viagem que durou 09 dias, chegando finalmente no dia 15 de julho do mesmo ano ao Vale das Cunhãs, que passará a chamar, Colônia Agrícola Bernardo Sayão, este nome foi uma homenagem ao grande engenheiro e desbravador carioca Bernardo Sayão que aceitou o desafio quando convidado pelo Presidente da República, Juscelino Kubtschek, para que construísse a BR-153 (Belém Brasília), Bernardo Sayão, tombou vítima de um grave acidente, quando caiu sobre o trator em que trabalhava um galho de uma grande e frondosa árvore das matas do Maranhão.
Os colonos que aqui chegaram, recebiam alimentação e assistência médica gratuita para seus familiares, pois acompanharam a expedição o médico Dr. Luiz e o farmacêutico Sr. Domingos Leite. Teve um papel muito importante naquela época o Dr. Everton de Almeida, responsável pela administração do Projeto de Assentamento em um período muito difícil, quando acontecia a revolução de Março de 1964.
Um ano depois o Governo Federal reconheceu o Projeto de Colonização, enviando uma equipe de técnicos para fazer um levantamento geral das necessidades, gerando um convênio entre os Governos Federal e Estadual, criou-se então o INDA (Instituto Nacional de Desenvolvimento Agrário). Após a instalação do Órgão Federal no Assentamento, responsável pela continuidade na execução do Projeto. Constatou-se o aumento muito grande de pessoas que procuravam o já então INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), na regional de Goiânia, para serem cadastradas como colonos do PICBS (Projeto Integrado de Colonização Bernardo Sayão). O numero de famílias que vieram fazer parte deste grande projeto cresceu consideravelmente, com isto várias estradas vicinais foram abertas e construídas as primeiras escolas públicas, onde os primeiros professores foram: Maria Luiza, Maria Helena da Silva, Maria do Nascimento Andrade e Jonas Xavier de Campos.
No ano de 1980 foi feita a entrega de títulos definitivos aos mais de 840 (oitocentos e quarenta) parceleiros assentados em suas glebas, tendo orientação técnica, assistência sanitária e educacional. Mas a partir da emancipação do município a maioria dessas pessoas vendeu suas parcelas e partiram a procura de outros meios de vida.
O Projeto é Emancipado através da Lei Estadual nº 9.182 de 14 de Maio de 1982 o Projeto passa a ser um Distrito de Colméia - GO. Foi instalada uma Sub-Prefeitura, dirigida pelo Sr. Speridião Francisco Alves, nomeando para responder pela Administração do Distrito,de acordo com o que determinasse a Prefeitura de Colméia.
Por força da Lei Estadual nº 10.395, de 30 de Dezembro de 1987, após muito empenho de várias pessoas destacando-se o saudoso Miguel Andrade Batista e tantos outros que sonharam e lutaram pela Autonomia Política e Administrativa do então Distrito, Bernardo Sayão é elevado à categoria de Município Autônomo, desmembrando do Município de Colméia, sua instalação aconteceu no dia 1° de Junho de 1989.
A origem do nome se deve a uma homenagem ao idealizador do Projeto PICBS/INCRA, Sr. Bernardo Sayão, grande desbravador carioca em terras goianas, o qual tombou vítima de um acidente nas matas do Gurupi/Pará, durante a construção da Rodovia Belém-Brasília.