quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Facção criminosa pode estar organizando resgate de presos no Barra da Grota

Após descoberta de carta passada entre os presos, indícios da existência do Comando Vermelho ficaram mais fortes segundo promotor de justiça. Ele afirma que investigação aponta para resgate de presos.
 
O promotor de justiça, Benedito Guedes, do Ministério Público Estadual de Araguaína, afirmou ao T1 Notícias na manhã desta quinta-feira, 19, que apesar da Segurança Pública "insistir em negar a existência da ligação de presidiários à facção criminosa do Comando Vermelho", há fortes indícios de que pessoas da facção criminosa estejam vindo resgatar presos no Presídio Barra da Grota, em Araguaína.
"A cada dia que passa a gente tem mais indícios, mais evidências da existência do Comando Vermelho aqui. O que posso dizer é que a partir dessas investigações que estamos fazendo, descobrimos que há um plano para que pessoas do Comando Vermelho venham fortemente armadas resgatar detentos do Barra da Grota", afirmou.
Segundo o promotor, a carta encontrada por agentes prisionais dentro do Barra da Grota mostra a ligação dos presos com a facção criminosa do Comando Vermelho. "A carta foi redigida por um dos detentos líderes no presídio, possível integrante do Comando Vermelho, convidando os demais para se batizarem para fazer parte da organização. 43 já teriam se filiado", afirmou.
A carta estaria sendo passada entre os detentos e há indícios de que vários rituais de batismos tenham acontecido dentro do presídio. "No ritual cada um dos presidiários tem uma sigla que significa seu nome associado ao comando vermelho. Depois, eles falam da necessidade deles se juntarem para fazer uma 'vaquinha' para custearem os familiares fora do presídio e despesas de uma advogada que estaria atendendo todos os integrantes da facção", explicou o promotor sobre o conteúdo da carta.
Para Benedito Guedes a maior preocupação do Ministério Público, que há mais de um ano investiga esta ligação, é que uma rebelião que estaria prevista, aconteça. “É preciso que a Polícia instale um serviço de inteligência dentro dos presídios", disse apontando uma solução para desmantelar a organização.
O líder que teria passado a carta entre os detentos continua no presídio Barra da Grota. Sobre isso, o promotor disse que a solução não é a transferência, já que experiências anteriores mostraram que seria pior pelo "contato que eles [presos] tiveram com presidiários mais perigosos e voltaram batizados". O promotor alertou ainda que "na rebelião em 2009 os detentos quebraram todo o Barra da Grota, mas agora pode ser muito pior".
Para Benedito Guedes, está na hora da Polícia atuar e desmantelar a organização que "ameaça quebrar o Barra da Grota".
 
MPE
O promotor afirmou que o Ministério Público Estadual tem procedimentos em andamento e está investigando e comunicando a Secretaria de Segurança Pública. O alerta do promotor de justiça é que os agentes penitenciários não têm condições de combater uma rebelião caso ela realmente venha a acontecer dentro do presídio.
Sobre suspeitas de que fugas estivessem sendo facilitadas, além da entrada de objetos proibidos dentro do presídio, o promotor de justiça disse que "há essa possibilidade, mas não posso afirmar que acontece ou não. O MPE investiga de uma forma ampla todos esses problemas, o que posso dizer é que não é simples. Nós sozinhos não vamos conseguir, precisamos de apoio".
 
SSP
A reportagem do T1 Notícias procurou a Secretaria de Segurança Pública para obter esclarecimentos sobre as afirmações do promotor de Justiça, mas até o fechamento da matéria a SSP não encaminhou resposta. O espaço continua aberto caso o órgão queira se manifestar.

Fonte: T1 Notícias 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

[Os comentários serão moderados. Estarão sujeitos a aprovação para publicação ou não].Para comentar basta escolher um dos perfis abaixo. Se quer colocar teu nome vá no perfil URL/NOME, digite o nome e comente. Qualquer dúvida leonardoalmeida4321@hotmail.com / (63) 8457-2929