domingo, 8 de setembro de 2013

Vara Criminal de Colinas já está 100% digitalizada

A 1ª Vara Criminal da Comarca de Colinas do Tocantins, no norte do Estado, que engloba ainda os municípios de Bernardo Sayão, Brasilândia do Tocantins, Juarina, Presidente Kennedy e Tupiratins, concluiu a digitalização do acervo de

processos físicos. O trabalho começou em 14 de maio passado. No total foram digitalizados e inseridos no Sistema de Processo Eletrônico (e-Proc) 1041 processos criminais.
A presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Ângela Prudente elogiou o trabalho e o resultado positivo alcançado.
O coordenador do Nacom Océlio Nobre, que também é o titular da 1a Vara Criminal, contou com o empenho de todos servidores os servidores da Vara Criminal e do Gabinete, de duas servidoras da equipe do Nacom que implementaram o treinamento e, de forma especial, com o auxílio dos estudantes universitários. Um total de onze alunos do curso de Direito da Faculdade Integrada de Ensino Superior de Colinas (Fiesc), supervisionados pelo professor da rede estadual de ensino, cedido ao TJTO, Leonardo Almeida, foram essenciais no trabalho de digitalização dos processos físicos.
“A equipe do Nacom encontrou em Colinas uma ajuda considerável na Fiesc, parceira nesse processo de digitalização. Os alunos puderam conhecer de perto os processos, saber como eles são organizados e catalogados e isso servirá para suas vidas profissionais mais adiante e, ainda, prestaram um serviço de valor inestimável ao Poder Judiciário tocantinense”, declarou o juiz Océlio Nobre.
Exemplo que pode contagiar
A juíza Grace Kelly Sampaio, que está respondendo pela diretora do Fórum de Colinas, se diz feliz pelo resultado do trabalho realizado e que ele pode ser um exemplo importante. “Estamos consolidando uma nova fase no Poder Judiciário. Considero-me muito satisfeita com essa vitória, ainda que parcial, e parabenizo a atual administração do TJTO que tem incentivado e concentrado esforços no sentido de apoiar todas as comarcas na digitalização. Com essa conquista da Vara Criminal acho que será um incentivo para que os servidores e magistrados das demais varas também digitalizem o acervo que ainda tramita na forma física”, declara Grace Kelly.
A secretária do Juízo da Comarca de Colinas, Ray Melo, explica que “antes trabalhávamos em meio a processos físicos de um lado e ao mesmo tempo acompanhando as demandas novas que entravam via o e-Proc. Eram dois lados de uma moeda, mas é como se um lado fosse uma moeda de real, e o outro lado de uma moeda de cruzeiros. A partir de agora acredito que nosso trabalho vai ficar bem mais dinâmico e rápido. É algo moderno, agora unificado, e que facilitará o nosso trabalho e a prestação jurisdicional”.
 
Digitalização nas comarcas
Com a implantação do e-Proc que possibilitou a inserção de novos processos apenas por meio eletrônico, os esforços se concentram na digitalização dos processos físicos. A Administração tem oferecido o apoio necessário às Comarcas para que esse trabalho seja realizado.
O Núcleo de Apoio às Comarcas (Nacom) realiza continuamente, além de organização cartorial e cumprimentos de atos, treinamentos e acompanhamento para que os servidores possam executar com tranqüilidade o procedimento de digitalização e inserção de documentos no sistema e-Proc. Uma forma de unir forças em prol do cumprimento da missão do Tribunal de Justiça do Tocantins que é garantir a cidadania através de uma justiça célere, segura e eficaz.
A primeira Comarca totalmente digitalizada do Tocantins, e do Brasil, se tornando notícia no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) foi a de Alvorada, no sul do Estado, no mês de julho deste ano.
 
Fonte: TJTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

[Os comentários serão moderados. Estarão sujeitos a aprovação para publicação ou não].Para comentar basta escolher um dos perfis abaixo. Se quer colocar teu nome vá no perfil URL/NOME, digite o nome e comente. Qualquer dúvida leonardoalmeida4321@hotmail.com / (63) 8457-2929