quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Menos de três meses após inauguração, ponte Siqueira Campos vai ao chão; prefeitura diz foi demolição

A ponte José Wilson Siqueira Campos, sobre o Córrego Piabanha, em Ponte Alta do Tocantins, caiu na madrugada desta quinta-feira, 9. A informação é do vereador do município Silvanio Aires (PP). “A nossa sorte é que no momento que ela desabou não tinha nenhum funcionário trabalhando no local”, disse.

Segundo o vereador, bem antes da inauguração da ponte, que ocorreu no dia 14 de novembro do ano passado, aconteceu uma forte chuva em Ponte Alta e, que em consequência, a cabeceira rompeu. “Depois da chuva, eu estive no local e verifiquei que já havia rachaduras na estrutura. Mas o prefeito [Cleyton Maia Barros (DEM)], de forma paliativa, colocou dez homens para corrigir, aparentemente o problema”, afirmou o vereador.

Apesar da tentativa do gestor municipal, ainda conforme o parlamentar, o problema persistiu. “Aconteceu uma nova chuva e ocorreu o rompimento na estrutura. Foi investido naquela obra R$ 300 mil em vão”, criticou Silvanio.

Quanto ao valor investido para a construção de uma nova ponte, o pepista não soube informar. “Os vereadores não têm sequer ideia. O prefeito não respeita a Câmara, ele faz tudo por conta própria. Não recebemos sequer o projeto da obra. A meu ver, a ponte não tem projeto e nem engenheiro para acompanhar a obra”, alfinetou o vereador.

Embora faça parte do bloco da oposição, o vereador afirma que é responsável pelo que ocorre no município. “O que é inviável para o município vou continuar reclamando. Não vejo o Ministério Público Estadual (MPE) tomar providências a respeito”, enfatizou Slvanio.

O parlamentar afirmou que a assessoria jurídica da Câmara será consultada sobre o que mais pode ser feito. “Faremos o que for necessário para responsabilizar o gestor por esta irresponsabilidade. Iremos formular denúncia criminal junto ao MPE o mais rápido possível”, enfatizou.

Prefeitura
 O procurador municipal, Leandro Manzano, negou que a ponte tenha caído. Segundo ele, a ponte precisou ser "demolida" por ter apresentado problemas no subsolo. “Depois do parecer da Defesa Civil, onde recomendava a interdição da ponte, foi verificado que a sua base estava comprometida e por decisão do prefeito, junto com a equipe técnica, por segurança, ela foi demolida”, disse. O procurador, entretanto, não deu detalhes sobre como aconteceu a demolição, que teria ocorrido na madrugada desta quinta-feira, 9.

Quanto ao início da nova obra, ele disse apenas que acontecerá em tempo recorde, mas também não informou o valor do investimento que será aplicado.

Sobre à prefeitura enviar para a Câmara o projeto da obra, o procurador afirmou que não existe obrigatoriedade. “Não existia a necessidade de enviar para a Câmara o projeto técnico. A construção se atém ao Poder Executivo. A obrigação é enviar o projeto de lei sobre o nome da ponte”, explicou o procurador, informando que o prefeito está viajando para o interior do Estado, que já está sabendo da ocorrência e que tão logo seja possível retorna a Ponte Alta.

Defesa Civil
 No dia 23 de janeiro, a Defesa Civil do Estado recomendou a interdição do fluxo de veículo na Ponte Siqueira Campos, sobre o Córrego Piabanha, em Ponte Alta do Tocantins.

Na época, o coordenador de mobilização da Defesa Civil, tenente Diógenes Madeira, disse que até aquela data o prefeito não tinha se posicionado a respeito. “Solicitamos ao prefeito Cleyton Maia Barros (DEM) que realizasse a interdição, de imediato, na ponte até que todas as obras de reparação sejam realizadas. O prefeito, que teve oito dias para responder as orientações da Defesa Civil, não se posicionou”, afirmou, na época, o coordenador.

Segundo testemunha, também na época, que preferiu não ser identificada, afirmou que a estrutura estava comprometida, podendo causar acidentes graves e até a morte de algum pedestre. “O fato é que o problema é serio, é questão de vida humana”, contou a fonte.

Fonte: Portal CT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

[Os comentários serão moderados. Estarão sujeitos a aprovação para publicação ou não].Para comentar basta escolher um dos perfis abaixo. Se quer colocar teu nome vá no perfil URL/NOME, digite o nome e comente. Qualquer dúvida leonardoalmeida4321@hotmail.com / (63) 8457-2929