sexta-feira, 12 de agosto de 2011

ESTADO NÃO ASSUME SUA GRANDE PARCELA DE CULPA E CHAMA PROFESSORES DE INEFICIENTES

O secretário geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado (Sintet), Elis Raik, disse que é lamentável que o Estado continue colocando a culpa nos professores pelo resultado negativo na educação. A declaração é em referência ao resultado do Sistema de avaliação da Educação do Estado do Tocantins (Salto). O resultado do Salto foi apresentado pelo secretário estadual de Educação, Danilo Melo, disse nesta quarta-feira, 10.

“Fazer uma avaliação é uma medida positiva, pois é uma forma de melhorar. Só não concordamos e nem concordaremos é colocar a responsabilidade nos professores em detrimento dos demais”, avaliou Erik.

De acordo com Erik, a responsabilidade é de todos. “Colocar a culpa somente nos professores, é tirar da secretaria a responsabilidade. A educação não é formada apenas pelos professores. Existe conselho e técnicos. O governo não assume a sua participação também”, enfatizou.

Na época da apresentação do Salto, Danilo disse que o resultado “é preocupante, mas não é de desespero, que foi é ruim, mas foi melhor do que de 2009”. “Alguma coisa está errada e nós temos que sanar o problema de aprendizagem no Estado”, enfatizou o secretário

No entanto, para Erick, o resultado da educação no Estado não foi novidade. “Não foi surpresa o resultado. Esta realidade há muito vinha sendo anunciada. Esta carência na educação pôde ser conferida nas greves e nos encontros com representantes do governo. A grande verdade é que o sistema educacional precisa ser repensado”, enfatizou Raik.

Guia
O secretário de Educação, durante divulgação do resultado do Salto, também informou que será distribuído nas escolas do Estado um guia de aprendizagem que vai ajudar o professor construir com "competência" uma prova mais adequada. O material, de acordo com Danilo, deve chegar às escolas até o dia 15 e teve um custo de R$ 450 mil para o Estado.

“Educação não se faz de um dia para a noite. A educação precisa é de parceria com as universidades, onde os cursos de graduação sejam ponderados. O currículo escolar também carece com urgência ser repensado. O que não pode acontecer é elaborar um guia e achar que a educação vai atingir o patamar esperado. Guia simplesmente não funciona”, criticou.

Diagnóstico
O resultado do Salto aponta que os melhores resultados obtidos foram nas turmas de 5º ano de ensino fundamental, onde 25,14% das escolas conseguiram notas superiores a 5,0 e somente 4% das unidades educacionais obtiveram desempenho inferior a 3,0 pontos.

Nesta série 57,5% das escolas conveniadas estão abaixo de 5,0 pontos; 72,59% das escolas municipais estão abaixo de 5,0 pontos e 81,3% das escolas estaduais estão abaixo dos 5,0 pontos.

Os melhores resultados do 9º ano do ensino fundamental atingiram a pontuação média entre 6,30 e 6,48. No segmento, 44,4% das escolas conveniadas estão abaixo de 4,0 pontos; 77,27% das escolas municipais estão abaixo de 4,0 pontos e 91,38% das escolas estaduais estão abaixo de 4 pontos.

Já na 3ª série, 30% das escolas conveniadas estão abaixo de 3,0 dos pontos; 64,32% das escolas estaduais estão abaixo de 3 pontos.

Provas

Língua portuguesa e matemática foram as disciplinas aplicadas na avaliação a todos os discentes do 5º a 9º do ensino fundamental e da 3º série do ensino médio. As provas foram aplicadas no período de 24 de maio a 10 de4 junho em todos os 139 municípios do Tocantins. Participaram do exame 52.548 alunos, desde 19.828 alunos do 5º ano, 19.969 do 9º ano do ensino fundamental e 12.751 alunos da 3º série do ensino médio. Em outubro os alunos farão uma segunda avaliação do Salto e em novembro o MEC aplicará a prova Brasil e o Saeb.

Paralisação
De acordo com Erik, nessa terça-feira, 16, a categoria irá realizar uma paralisação nacional para refletir piso salarial, jornada e plano nacional de educação. “O Tocantins irá a aderir à paralisação e estaremos concentrados em frente do sindicato, a partir das 8 horas”, garantiu o secretario, acrescentado que a educação precisa ser pensada com todos os seus atores e sujeitos.

Um comentário:

  1. A forma com que o atual Secretário de Educação tenta conduzir essa pasta é lamentável, evidencia claramente que os servidores da educação tem papel de pouca importancia para o processo educacional.É lamentável para a educação ter como gestor alguém que mostra-se mais preocupado com o marketin pessoal de que com a verdadeira qualidade no sistema educacional.

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