quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Tocantins e Espanha dão início a cooperação técnica em diversas áreas


Transferência de conhecimento e tecnologia na área de agricultura, aquicultura, irrigação, defesa e proteção do meio ambiente, polos de produção industrial, turismo e gastronomia, reordenamento, urbanização e saneamento de cidades no Estado, coleta e tratamento do lixo, com respectivos resíduos sólidos, ensino a distância são os setores em que o Governo da Espanha está disposto em incluir na possível parceria com o Tocantins. Também se mostram decididos a incentivar a vinda de empresários do país para investir no Estado.
Esse é o primeiro passo firmado durante toda a manhã desta terça-feira, 9, em reunião que culminou em um seminário e mesa redonda no Palácio Araguaia, com a presença dos representantes da Embaixada espanhola, conselheiros José María Gómes-Nieves, do meio ambiente, rural e marinho, e Jésus Salas Zapatero, do trabalho e imigração, que, ainda no domingo foram recebidos pelo governador Siqueira Campos. Aqui, permanecerão até quinta-feira quando ainda deverão visitar o projeto de irrigação Manoel Alves e os parques estaduais do Jalapão e Cantão.
O encontro de trabalho, realizado na Sala de Reuniões do Palácio, contou com a participação de secretários estaduais, presidentes e diretores de autarquias que expuseram projetos, potencialidades e produtos de cada pasta à delegação espanhola que, por sua vez apresentou uma produção em vídeo acerca do que é hoje a Espanha, nação integrante da Comunidade Econômica Europeia, e o avanço obtido pelo país, especialmente na área de tecnologia de ponta, no qual o país é referência em irrigação, aquicultura e gastronomia, dentre outros.
Estado oferece atrativos
O resultado da reunião será formatado em um documento oficial demonstrativo das áreas de interesse para possíveis investimentos do Governo espanhol. Para Jésus Zapatero, a parceria deverá ser bastante frutífera. Ele avalia como muito positivos os incentivos fiscais que o Governo do Tocantins concede a empresários de dentro e fora do país que desejam investir no Estado, que pode chegar até a 82% dos impostos devidos. Revelou que a Espanha oferece nada menos do que 350 cursos de capacitação técnica em diferentes níveis nas mais diferentes áreas que podem ser postos à disposição no intercâmbio com o Tocantins.
O secretário da Indústria e Comércio, Ernani Siqueira, observou que dos sete estados da região Norte, o Tocantins se destaca como o que mais concede incentivos fiscais para investimentos em qualquer área, seja de negócios ou no ramo da agroindústria e indústria. Para o secretário de Ciência Tecnologia e Inovação, Borges da Silveira, o Estado “é propício para investimentos de grandes parceiros mundiais”, devido a sua localização estratégica e o seu potencial produtivo, não deixando de destacar que sem a cooperação em mão dupla “não se vai a lugar nenhum”.
A subsecretaria da Aquicultura e Pesca, Miuyki Hiashida, destacou que a presença dos representantes do Governo da Espanha no Tocantins é fundamental para se deslanchar a cooperação em âmbito bilateral. “Eles precisavam ver de perto o que temos aqui, e é o que está acontecendo, pois se torna um passo para que possamos expor nossos pescados na Europa”, disse.
O criador de peixes de Aliança do Tocantins e que vem montando uma indústria de processamento de pescado no município, Edivaldo Martins, vê como uma grande oportunidade para o Estado direcionar sua produção para o mercado exterior, dado o diferencial e variedade dos pescados existentes no Estado.

Fonte: folhadobico.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

[Os comentários serão moderados. Estarão sujeitos a aprovação para publicação ou não].Para comentar basta escolher um dos perfis abaixo. Se quer colocar teu nome vá no perfil URL/NOME, digite o nome e comente. Qualquer dúvida leonardoalmeida4321@hotmail.com / (63) 8457-2929