A atual conjuntura política de Bernardo Sayão está parecida com um jogo de xadrez. Alguns pré candidatos nunca viram um tabuleiro desse jogo antes, e por isso pecam em algumas jogadas por pura falta de conhecimento. Outros utilizam apenas os peões do tabuleiro. Já outros, meus amigos, nem se encostam aos peões e melhor, não usam nem suas mãos para mover as pedras. Esses costumam jogar com bispos, rainhas e usam os cavalos e os peões para proteger o Rei (ele mesmo).
Intocável, inabalável. Assiste a tudo há uma distância segura.
O objetivo do jogo é não perder o seu rei, e claro, eliminar o rei adversário. Pra não ser eliminado o rei sacrifica primeiro seus piões, suas torres seus cavalos, e se precisar até os seus bispos. Para eliminar o rei adversário costuma se utilizar da rainha que tem liberdade de caminhar para qualquer lado e distância no tabuleiro.
Mas o que tem isso tem haver com a política do nosso município?
Analisem como alguns políticos de nossa cidade agem. Alguns são peões que não entendem o jogo político, mas defendem o seu rei como se fosse um deus. Esses caminham no tabuleiro uma casa apenas (ironicamente sempre pra frente). São facilmente descartados para salvar o rei. As torres são as sustentações econômicas e estão sempre por traz. Não costumam se meter em brigas pequenas. Só entram nas grandes batalhas, e, algumas vezes, quando tudo parece perdido só não saem do jogo porque já se comprometeram até o pescoço. Esses caminham sempre para frente e para traz e de um lado para o outro. Os bispos estão sempre procurando um peão distraído para eliminá-lo e ameaçar o rei adversário, são sorrateiros e caminham sempre na diagonal. Os cavalos, esses coitados caminham sempre em forma de ‘L’. Sempre dispostos a dar a vida pelo rei. Sem temor e sem amor próprio na sua função de “cavalice” dá a sua vida pra que o rei não seja ferido. Restaram-nos as duas figuras principais: o rei intocável e arainha que pode ferir de morte o rei adversário. Essa, ( a rainha ), o rei a quer do seu lado a todo momento. Ele sabe que com ela ele aumentará as chances de vitoria no jogo. E você já imaginou se a rainha adversária resolvesse “vergonhosamente” ajudar o outro rei. Poderia ser fatal. E os peões e cavalos que lutaram e que deram a vida por eles, terão ao menos um enterro digno? E os bispos e as torres mudarão de lado do tabuleiro? Não sei.
No xadrez, um jogo de nobres, as regas são respeitadas e isso jamais aconteceria. Mas no jogo político meus amigos a nobreza passou longe. Faço como meu amigo que costuma ler meus textos . Fique de olho. A nossa cidade não merece. O que está ruim pode ficar bom e o que é bom pode ser bem melhor. Isso depende só de você. Pense nisso. Obrigado. Se desejar, comente o texto.
Prof. Carlos Marrocos
É OSSO!
ResponderExcluirEITA PESTE.
JÁ PENSOU SE A POLÍTICA DE BERNARDO SAYÃO PUDESSE SER COMPARADO A OUTROS JOGOS.
COMO SERIA COMPARADA A UM JOGO DE DAMAS.
MAIS ACHO QUE ESTÁ MAIS PRA JOGO DE TRUKO.
SEIS MIII...
no truco os melhores jogadores são aqueles que sabem ¨roubar ¨, se é possivel, no melhor sentido da palavra. então o melhor prefeito para nós deve está lá no nosso amigo domingão.
ResponderExcluirparabéns, parabéns, mil vezes parabéns nobre e solitário cavalo (no xadrex), o rei (ex-prefeito) e a rainha (atual prefeita), tem bispo (secretarios, ex-secretarios) e torres (funcionários comissionados quem pendem para quem estinver melhor, incluve vão trair a rainha, e os bispos para ir com o rei se este estiver bem), por isto mas uma vez parabéns, mesmo sendo um cavalo (xadrez) você morre pelo seu rei. (obs:não este rei acima citado ex-prefeito)
ResponderExcluirPARABÉNS
Infelizmente o texto pecou no final, foi mto parcial, mas no geral ficou bom!!! abs...
ResponderExcluirPode até ser que esse rei e rainha se una ,mais eu acho dificil ou até impossível por causas costumeiras e tradicionalistas politica em nosso municipio, jogo pesado, e sabe quem perde com isso né? a sociedade mesmo...
ResponderExcluirO jogo de xadrez é muito bom e pode sim ser usado na politica além de que as peças desse jogo tem cada uma sua importancia dentro da partida de xadrez.(Quem não sabe jogar é bom aprender, faz ajudar ficar mais atento)
ResponderExcluircaro professor neste jogo só quem nunca ganha é a nossa comunidade, infelizmente
ResponderExcluirprofessor ainda quero conhece-lo para da-lhe os meus parabéns pessoalmente, pela sua iniciativa de abrir os olhos de todos os cidadãos de bernardo sayão, quero lhe dar apenas uma opinião que é a de você divulgar o nome destes policos para que o povo fique mais bem informado, como por exemplo o Sr. João Gomes que esta querendo se lançar mais uma vez candidato a prefeito de sua cidade, o mesmo não é nem candidato e já esta fazendo várias besteiras, uma das quais empregando parentes em todas as secretarias do governo estadual sem concurso público (nepotismo e abuso de poder),sem falar de besteiras piores no passado recente dele como prefeito, traçe um perfil de cada um dos que querem ser candidatos a prefeito de bernardo sayão.
ResponderExcluirParabéns, espero que reflita e aceite a minha sugestão.
Valeu.
Oi Almeida já postei 3 comentários a respeito do texto do professor carlos, elogia-o e criticando o ex-prefeito joão gomes não como pessoa mas como politico, e nenhum deles foi postado. O que esta acontecendo, sou seu seguidor acreditando na imparcialidade das informaçoes e opinões de seus seguidores como eu sou, um seguidor de seu blog, mas você esta se mostrando parcial já que nao postou nenhun de meus comentários.
ResponderExcluirMeu caro amigo Julio Cesar você com certeza ainda não conhece a politica de Bernardo Sayao a partir do dia que você conhecer o tal a voce vai ver o que é cachça boa.
ResponderExcluir