segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Escola de Colinas tem energia cortada por falta de pagamento: Seduc nega ausência de repasse e diz que o problema é a má gestão

Na semana passada a Escola Estadual Francisco Pereira Felício, localizada em Colinas do Tocantins, teve a energia cortada por falta de pagamento. A informação foi confirmada por funcionários da escola que preferiram não se identificar temendo retaliações.
De acordo com as informações, os alunos que estudam no turno noturno ficaram sem aula e os que estudam a tarde ficaram impossibilitados de permanecer nas salas devido ao calor. “Só foi possível dar aula pela manhã, que é mais fresco. À tarde os professores tiveram que ir para o pátio com os alunos porque o calor estava insuportável dentro das salas”, contou uma funcionária.
As informações dão conta, ainda, que após o corte foi feito contato com a secretaria de Educação do Estado que teria solicitado a Celtins o imediato religamento da energia. Assim, o pedido teria sido atendido, mas em um comunicado encaminhado a unidade a empresa informou que caso os débitos não sejam quitados haverá um novo corte no próximo dia 27. A escola estaria com duas contas de energia atrasadas.
Motivo
Conforme informações levantadas pelo Site Roberta Tum o problema estaria ocorrendo porque a Seduc não teria feito o repasse da 7° parcela da gestão que é utilizada para pagar despesas como energia, água e telefone. Segundo informações, o valor era para ter sido repassado desde o mês passado.
Explicação
Ao Site RT, a Seduc informou que a Subsecretaria de Gestão e Finanças, por meio da Diretoria de Finanças, esclareceu que na atual gestão não houve falta de repasse do recurso à referida unidade escolar, conforme cogitado como motivo da ação na unidade.
A pasta destacou que, efetuou o adiantamento de duas parcelas, de um total de dez, das verbas previstas para serem repassadas anualmente para cada unidade estadual de ensino tocantinense. Em nota encaminhada, a pasta afirmou que “o corte de energia da unidade é consequência da má gestão, por parte do gestor escolar, dos recursos disponibilizados para este fim”.
Providências
Ainda de acordo com a nota, a pasta informou que está tomando as providências, por meio da assessoria jurídica, para averiguações e responsabilizações que se fizerem necessárias.
Segundo a Seduc, no ano de 2010 foram repassados somente cinco parcelas dos recursos, sendo que no corrente ano, até o momento, foram repassadas sete parcelas. Por fim, a pasta informou que será disponibilizada, até esta quarta-feira, 21, a oitava parcela dos recursos para todas as unidades escolares do Estado.
Confira a nota na íntegra
Nota de esclarecimento
Ascom/Seduc, 16 de setembro de 2011
Em resposta à denúncia direcionada ao site Roberta Tum, acerca do corte de energia elétrica ocorrido na Escola Estadual Francisco Pereira Felício, localizada no município de Colinas do Tocantins, a Seduc informa:
A Subsecretaria de Gestão e Finanças, por meio da Diretoria de Finanças, esclarece que na atual gestão não houve falta de repasse do recurso à referida unidade escolar, conforme cogitado como motivo da ação na escola.
Pelo contrário, efetuamos o adiantamento de duas parcelas, de um total de dez, das verbas previstas para serem repassadas anualmente para cada unidade estadual de ensino tocantinense.
Assim, torna-se claro que o corte de energia elétrica da unidade escolar de Colinas do Tocantins é consequência da má-gestão, por parte do gestor escolar, dos recursos disponibilizados para este fim.
Portanto, informamos que a Secretaria está tomando as providências, por meio da assessoria jurídica, para averiguações e responsabilizações que se fizerem necessárias.
Cabe aqui registrar que no ano de 2010 foram repassados somente cinco parcelas dos recursos, sendo que no corrente ano, até o momento, foram repassadas sete parcelas.
Por fim, informo que será disponibilizado, até a próxima quarta-feira, 21 de setembro de 2011, a oitava parcela dos recursos para todas as unidades escolares do Estado.

Fonte: Site Roberta Tum

Nenhum comentário:

Postar um comentário

[Os comentários serão moderados. Estarão sujeitos a aprovação para publicação ou não].Para comentar basta escolher um dos perfis abaixo. Se quer colocar teu nome vá no perfil URL/NOME, digite o nome e comente. Qualquer dúvida leonardoalmeida4321@hotmail.com / (63) 8457-2929