quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Professores encerram greve, mas sem data para aulas

 Os professores da Universidade Federal do Tocantins (UFT) decidiram ontem em assembleia encerrar a greve, mas ainda não há data para o retorno das aulas. Fábio Duarte, integrante do comando de greve, explicou que na sexta ou segunda-feira próximas será realizada uma assembleia para discutir o calendário, que aprovado, será encaminhado ao Conselho Universitário (Consuni).
O Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) assinou um acordo com o Ministério do Planejamento no dia 27 para garantir a incorporação das Gemas, uma gratificação, no vencimento básico; um aumento de 4% para os professores a partir de 2012; e a criação no dia 14 de uma comissão para reestruturar a carreira dos docentes.

Manifestação
Docentes e técnicos da UFT e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) fizeram ontem, em Palmas, uma manifestação e passeata saindo da Catedral na Praça dos Girassóis, seguindo pela Avenida JK e terminando em frente a Assembleia Legislativa (AL). O grupo protocolou um ofício na AL, pedindo que os deputados se manifestem em favor dos grevistas.  Sobre o retorno dos professores da mobilização, Miguel Lima disse que os técnicos, pelo contrário, pensam em intensificar a greve.
De acordo com Guilherme Bizarro, do comando de greve da IFTO, a paralisação não tem previsão de encerramento, "já que o governo Federal tem dificultado as negociações com a classe". Ele disse ainda que a bancada tocantinense em Brasília também será chamada a defender as reivindicações dos docentes e técnicos na Câmara dos Deputados. Bizzaro destacou que, mesmo após decisão do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) que afirmou a legalidade do movimento de greve, garantindo o retorno de 50% dos técnicos, ainda não houve apresentação de proposta aos servidores. (Julliana Ribeiro e Aline Sêne)

Fonte: Jornal do Tocantins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

[Os comentários serão moderados. Estarão sujeitos a aprovação para publicação ou não].Para comentar basta escolher um dos perfis abaixo. Se quer colocar teu nome vá no perfil URL/NOME, digite o nome e comente. Qualquer dúvida leonardoalmeida4321@hotmail.com / (63) 8457-2929