quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Pioneiros Mirins voltam a funcionar na segunda; novo projeto terá atendimento em quatro eixos


O Instituto Pioneiros Mirins de Apoio à Criança e ao Adolescente e a Secretaria da Educação lança nesta quinta- feira, 11, no Colégio Girassol de Tempo Integral Augusto dos Anjos (Quadra 607 Norte), às 17 horas, o novo modelo gestor dos Pioneiros Mirins, que reiniciará as atividades na segunda-feira, 15. Referência no Brasil como um dos maiores programas sócioeducativos, presencial, para crianças e adolescentes, objetivados em três políticas setoriais: assistência social, educação, econômica.

Segundo a Secretaria de Comunicação do Estado (Secom), o Pioneiros Mirins será atendido com quatro horas diárias, das 7h30 às 11h30 ou das 13h30 às 17h30, no contra-turno escolar. Durante esse tempo serão oferecidos: fortalecimento das educação escolar e oferta de educação complementar: oficinas de leitura, matemática lúdica e dever de casa; atividades esportivas; aulas de xadrez; expressão artística e estímulo ao empreendedorismo.

A nova roupagem tem proposta de trabalho em quatro eixos de atendimento: Pioneiro Mirim, de 6 a 13 anos, com atendimento nas escolas da rede pública; Pioneiro Aprendiz, de 14 e 15 anos, com sistema de formação para o trabalho; Pioneiro Trabalhador, de 16 e 17 anos, com encaminhamento ao primeiro emprego, e Família Pioneira, com qualificação profissional e geração de renda. A educação ambiental, a prática esportiva e o desenvolvimento do empreendedorismo geram ações transversais aos quatro eixos de atendimento.

O Pioneiro Aprendiz receberá atendimento complementar voltado para a formação profissional e empreendedora, com possibilidade de monitoria voluntária aos Pioneiros Mirins; O Pioneiro Empreendedor receberá orientação vocacional e empreendedora, qualificação profissional e inclusão no mercado de trabalho com encaminhamento e acompanhamento ao primeiro emprego; e A Família Pioneira receberá orientação e qualificação profissional, incentivo ao espírito empreendedor, apoio à geração de renda e organização de associações e informações quanto a acesso a microcrédito, voltadas à mobilidade social e econômica.

O Instituto atenderá 42.474 crianças e adolescentes dos 06 anos aos 17 anos, nos 139 municípios do Estado do Tocantins, retirando-os dos ambientes de risco social. Como, inclusão social; formação e qualificação profissional; encaminhamento e acompanhamento ao primeiro emprego; geração de renda às famílias.
Dentro das políticas setoriais, a Assistência social oferta e direciona aos serviços de proteção social básica e repasse de bolsa auxílio; Educação, complementação sócio educacional, redução da evasão escolar e auxilio quanto à apropriação dos saberes sistematizados via cumprimento dos deveres escolares, e, Econômica, qualificação profissional, estímulo e desenvolvimento do espírito empreendedor direcionados ao fomento da geração de renda familiar.

De acordo com a presidente, Simone da Silva Sandri Rocha, o objetivo do Instituto Pioneiros Mirins é impedir e retirar essas crianças e adolescentes da exposição nas ruas, medida preventiva de sua cooptação ao consumo de drogas, à prática de atos infracionais, à prostituição infanto-juvenil e redutiva dos índices de gravidez na adolescência, sem descuidar da formação, orientação e acompanhamento por ocasião de seu primeiro emprego.

Segundo a presidente, os beneficiários dos Pioneiros Mirins irão receber a bolsa auxílio no valor de 48 reais, ainda neste mês de agosto e nos meses subseqüentes de atividades no programa. “Embora funcione como suplementação da renda familiar, não tem maior destaque que a oferta de cidadania ao beneficiário”, afirma Simone Sandri.

Bicicletas
No dia 25 de julho o Instituto Pioneiros Mirins de Apoio à Criança e ao Adolescente iniciou a entrega das bicicletas aos seus beneficiários. Na sexta-feira, 05, completou-se a entrega em todas as cidades do Bico do Papagaio, quando os Pioneiros Mirins de Darcinópolis foram contemplados.

Na caravana de entrega das bicicletas, estiveram presentes: A presidente Simone Sandri, o Secretário Extraordinário para Assusntos Legislativos, Homero Barreto (representando o Governador Siqueira Campos), Agimiro Costa, Secretário do Trabalho e da Assistência Social, o Vice-Governador João Oliveira (representou o governador Siqueira Campos, em Araguatins, Augustinópolis, Buriti e Esperantina), Antônio do Bar, Secretário da Região administrativa do Bico do Papagaio, Dep. Amélio Cayres, e outras autoridades, militares, civis e eclesiásticas.

Segundo a Secom essa foi a primeira ação do Instituto após sua criação, (Lei de criação n.º 2.466/2011), e por conseguinte, o primeiro contado da presidente Simone Sandri com os beneficiários e seus familiares. Segundo a presidente, a Ação foi positiva, principalmente pelo fato de estar vendo a realidade dos Pioneiros Mirins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

[Os comentários serão moderados. Estarão sujeitos a aprovação para publicação ou não].Para comentar basta escolher um dos perfis abaixo. Se quer colocar teu nome vá no perfil URL/NOME, digite o nome e comente. Qualquer dúvida leonardoalmeida4321@hotmail.com / (63) 8457-2929