terça-feira, 30 de agosto de 2011

Possíveis fraudes em assinaturas para criação do PSD no Tocantins são destaque do Jornal Nacional; até morto está na lista

A possível fraude na lista de apoiadores da criação do PSD no Tocantins foi um dos principais destaques do Jornal Nacional, da TV Globo, na noite desta segunda-feira, 29. Segundo a reportagem, 30% dos pouco mais de mil eleitores de Crixás aparecem na lista dos apoiadores da criação do PSD no Estado, inclusive, eleitor morto.

A matéria mostra o morador José Silva Lima, que ficou admirado ao saber que seu nome constava da lista. Ele confirmou como seu o número do título de eleitor, mas disse que a assinatura não era a dele.

O nome de outro morador de Crixás, Pedro Santana da Silva, aparece duas vezes na lista, mas ele também não confirma nenhuma das assinaturas.

O funcionário público, Leônidas Lisboa, também não confirmou a assinatura de seu nome na lista. "Uma falcatrua, uma falta de respeito com cidadão brasileiro", classificou o eleitor, indignado.

Até o nome de um morto aparece na lista apresentada ao TRE do Estado para criar o PSD do Tocantins. João Henrique da Silva teve a certidão de óbito mostrada por sua viúva, Dona Maria Júlia. Silva faleceu há três anos.

O procurador eleitoral do Estado, Rodrigo Luiz, afirmou que, uma vez comprovada a falsidade, os responsáveis serão processados.

Almas e Natividade
No dia 9, o CT divulgou que o juiz eleitoral Marcelo Laurito Paro pediu a inpugnaçâo de lista de apoio à criação do PSD nos municípios de Almas e Natividade. A decisão foi publicada no dia 8, no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Segundo o juiz, haviam vários indícios de irregularidades na lista de apoio, como eleitores que não foram encontrados no sistema, existência de assinaturas divergentes das que constam dos documentos arquivado no Cartório Eleitoral.

Até o dia 15
Nesta segunda-feira, a senadora Kátia Abreu, uma das líderes nacionais do PSD, divulgou nota em que garante que o novo partido estará legalmente criado até o dia 15 e que a legenda vai disputar eleições em todos os municípios do Tocantins.

“Vamos lutar para fazer o maior número de prefeitos”, declarou Kátia Abreu.

Na avaliação da senadora, o PSD já nasce com 45 deputados federais (podendo chegar a 50 parlamentares), dois governadores de Estado, seis vices-governadores e dois senadores. Na reunião desta segunda, conforme a assessoria de Kátia, foi demonstrado aos líderes a situação legal do partido, por intermédio do advogado Juvenal Klaiber, que orientou prefeitos e vereadores sobre o assunto, adiantando que no Tocantins "a situação está dentro da normalidade" e será julgada pelo TRE nesta terça-feira, 30, depois das assinaturas "terem sido certificadas pelos cartórios eleitorais do Estado".

Além de prefeitos e vereadores, estiveram na reunião desta segunda, o deputado federal Irajá Abreu, o vice-governador João Oliveira, o vereador Valdemar Junior e o secretário estadual de Oportunidades, Omar Henneman.


CLIQUE AQUI E VEJA A REPORTAGEM COMPLETA NO JORNAL NACIONAL


Fonte: Portal CT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

[Os comentários serão moderados. Estarão sujeitos a aprovação para publicação ou não].Para comentar basta escolher um dos perfis abaixo. Se quer colocar teu nome vá no perfil URL/NOME, digite o nome e comente. Qualquer dúvida leonardoalmeida4321@hotmail.com / (63) 8457-2929