segunda-feira, 15 de agosto de 2011

TOCANTINS: Rally dos Sertões Social traz benefícios às populações

Este é o outro lado do Rally dos Sertões, que realiza trabalho importante de benefício social às comunidades escolhidas em cada estado, e com atuação antes, durante e após a passagem da caravana. O Programa de Desenvolvimento Sustentável da Escola, desenvolvido pelo Instituto Brasil Solidário, traz educação, saúde, esportes, cultura e ensinamentos sobre meio ambiente para as cidades que recebem o Rally dos Sertões ou estão paralelas ao percurso. Este ano, Novo Acordo, na Escola Ruidelmar Limeira Borges, e Porto Nacional, no Centro de Ensino Médio Félix Camoa, foram os pontos selecionados para a mobilização de alunos e cidadãos.
Em Novo Acordo a comunidade apresentou shows folclóricos, e com a presença de gestores e alunos recepcionou os profissionais do Social, que já estiveram na cidade há 10 anos pelo Projeto Trilha Brasil. A equipe ainda passou na noite do dia 12 por Aparecida do Rio Negro, para avaliar o andamento dos projetos aplicados na edição de 2010 da ação social no município. Em Novo Acordo os médicos realizaram 111 atendimentos em clínica geral, pediatria e cardiologia; os atendimentos ginecológicos somaram 39; foram registrados ainda 45 atendimentos odontológicos: 115 atendimentos dermatológicos; além de três micro cirurgias e 41 procedimentos; distribuição de 500 Kits Escolares para alunos; uma farmácia Teuto foi montada no local e uma brinquedoteca na escola.
A atividade conjunta dos profissionais da Ação Social do Rally dos Sertões atuou em Porto Nacional desenvolvendo a reestruturação da biblioteca, com acervo de 800 livros; entrega de kits escolares, com livros de literatura, lápis, cadernos para cerca de seis mil alunos; entrega de um microcomputador; atendimentos médicos nas áreas de Odontologia, Ginecologia, Dermatologia, com mais de 400 beneficiários. Foram realizadas palestras sobre Meio Ambiente, versando sobre hortas comunitárias, arborização e viveiros, projetos de coleta seletiva e educação ambiental na escola, oficinas de reciclagem de papel.
Na área de educação as comunidades assistiram apresentação de teatro educativo de bonecos, oficinas de artes e pintura, aulas ensinando a contar histórias, doações de material esportivo, com jogos de camisas e bolas, além de oficinas de jornal, e concursos para incentivo à leitura com premiação especial de bicicletas e entrega de medalhas. Em Porto Nacional, a comissão julgadora do concurso de leitura foi presidida pelo escritor Juarez Moreira Filho.
De acordo com o presidente do Instituto Brasil Solidário, Luiz Salvatore, que executa este projeto com o Rally dos Sertões, são mais de 10 anos neste trabalho social e ambiental. E sempre contando com a parceria de grandes grupos empresariais nacionais, deixando no rastro da competição uma contribuição sólida nas áreas culturais e de saúde da população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

[Os comentários serão moderados. Estarão sujeitos a aprovação para publicação ou não].Para comentar basta escolher um dos perfis abaixo. Se quer colocar teu nome vá no perfil URL/NOME, digite o nome e comente. Qualquer dúvida leonardoalmeida4321@hotmail.com / (63) 8457-2929