quarta-feira, 25 de maio de 2011

Dona Miúda: de ícone do artesanato do tocantins ao esquecimento

Sem apoio, família não construiu túmulo

     De ícone do artesanato tocantinense ao esquecimento. Hoje essa é a história da pioneira do desenvolvimento do capim dourado no Jalapão, a artesã Dona Miúda, que morreu em novembro do ano passado, aos 82 anos, com câncer no fígado. O desejo de ser enterrada ao lado do marido Antônio Beata da Silva até foi obedecido pelos filhos, mas um local digno do descanso ainda não foi possível.

     Por não ter condições financeiras, a filha de Dona Miúda, Evanil Matos Silva, 54 anos, falou que até hoje a família não conseguiu fazer um túmulo para sua mãe. O local onde foi enterrada fica  a cerca de 2 km do povoado Mumbuca, em Mateiros (a 241 km de Palmas),  isolado no meio do cerrado. Lá, não há epitáfio (lápide com identificação da pessoa). Quando enterrada, uma laje chegou a ser colocada, mas alguns dias depois vacas e bois passaram por cima do local e destruíram o pouco que havia sido construído. O cineasta, documentarista e apresentador do CBN Tocantins, Marcelo Silva, esteve no local onde Míuda foi enterrada e fotografou o túmulo improvisado.
Desde então, Evanil Matos, atualmente desempregada, disse que vem tentando de todas as formas apoio para ajudar na construção de um túmulo. Ela comentou que já procurou a Prefeitura de Mateiros e tentou contato com representantes do governo estadual, mas até agora não qualquer apoio. "E eu não tenho nada para arrumar esse dinheiro", lamentou.
Outro desejo da filha é a transformação da casa de Dona Miúda em um museu. A intenção de Evanil Matos era aproveitar a casa e todo o mobiliário para eternizar a memória da história da mãe.
Para esse investimento, Evanil Matos disse que também ainda não encontrou nenhum apoio.
     Só que no momento, a filha disse que a prioridade é o túmulo. "Estou correndo atrás pelo menos para fazer o túmulo", desabafou.

História
Dona Miúda representa a história do artesanato tocantinense. Pioneira no trabalho com o capim dourado, a artesão já foi protagonista de um video-documentário e de uma música, de composição do cantor Genésio Tocantins. A artesã era uma liderança histórica na região do Jalapão.

Fonte: jornaldotocantins.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

[Os comentários serão moderados. Estarão sujeitos a aprovação para publicação ou não].Para comentar basta escolher um dos perfis abaixo. Se quer colocar teu nome vá no perfil URL/NOME, digite o nome e comente. Qualquer dúvida leonardoalmeida4321@hotmail.com / (63) 8457-2929