segunda-feira, 30 de maio de 2011

TERRITÓRIO: DESENVOLVIMENTO PARA A REGIÃO DO MÉDIO ARAGUAIA

O território do Médio Araguaia aqui caracterizado apresenta uma área total de 12.492,7 km2, englobando 11 municípios do Estado de Tocantins: Arapoema, Bandeirantes do Tocantins, Bernardo Sayão, Colméia, Couto de Magalhães, Juarina, Fortaleza do Tabocão, Goianorte, Itaporã do Tocantins, Pau D´Arco e Pequizeiro. População igual a 49.642 habitantes, a densidade demográfica é de 3.97 habitantes/km2, com 39,16 % da população vivendo em áreas rurais.
A economia agrícola se orienta para a produção de subsistência, do tipo familiar, não utilizando insumos modernos. Os principais cultivos regionais são arroz, milho e mandioca, e a pecuária leiteira, explorada extensivamente. A região é banhada pelos rios Araguaia, Bananal, Barreiras, Juarí, Rio das Cunhãs, Tabocão, entre outros de menor expressão.
Tradicionalmente todos os municípios acima realizam as festividades “Folia de Reis” e “Divino Pai Eterno”, marcas da cultura regional.
O território caracteriza-se também pela existência de vários assentamentos da reforma agrária, sendo 37 projetos de assentamentos distribuídos nos municípios de Arapoema, Juarina, Bernardo Sayão, Couto de Magalhães, Pequizeiro, Itaporã do Tocantins, Goianorte, Colméia, Bandeirantes do Tocantins e Pau d´Arco beneficiando 2.929 famílias e 08 projetos de assentamentos do Programa Nacional de Crédito Fundiário – PNCF, beneficiando 293 famílias. No território vivem ainda mais de 2000 famílias de pequenos agricultores que sofrem com a falta de infra-estrutura e acesso a políticas públicas direcionadas para a agricultura familiar. Conta também com vários posseiros que vivem em áreas da união há muitos anos, e não conseguem se desenvolver em função da falta de regularização fundiária, impedindo o acesso ao crédito.
Destaca-se também o espaço que os trabalhadores vêm conquistando nas gestões municipais do território, pois a maioria das prefeituras conta hoje com as Secretarias Municipais de Agricultura e Meio Ambiente.
A porta de saída para a melhoria da qualidade de vida dos assentados e agricultores familiares desta região passa por uma estratégia de fortalecimento das organizações dos trabalhadores e o envolvimento das instituições, tanto do poder público como da sociedade civil, num processo de planejamento e gestão social das políticas públicas voltadas para o setor econômico, sociocultural, político-institucional e ambiental. A proposta de implantação do território do Médio Araguaia vem exatamente neste sentido, promover o envolvimento de todos os agentes para discutir e planejar as demandas e ações de curto, médio e longo prazo, tendo como foco a convergência de diferentes iniciativas de políticas públicas, buscando a efetiva integração dos ambientes municipal, territorial, estadual e nacional e entre entidades distintas que atuam em um mesmo nível.

Fonte: Coordenação do
Território do Médio Araguaia.

Um comentário:

[Os comentários serão moderados. Estarão sujeitos a aprovação para publicação ou não].Para comentar basta escolher um dos perfis abaixo. Se quer colocar teu nome vá no perfil URL/NOME, digite o nome e comente. Qualquer dúvida leonardoalmeida4321@hotmail.com / (63) 8457-2929