segunda-feira, 23 de maio de 2011

Professores e alunos desfilam novos uniformes da rede estadual

     Foi com muito estilo que os estudantes e servidores das escolas estaduais do Tocantins desfilaram nesta segunda-feira, 23, os novos modelos dos uniformes da rede estadual de ensino. Segundo a Secretaria de Comunicação Social (Secom), a coleção foi apresentada no auditório do Palácio Araguaia e contou com a presença do governador Siqueira Campos (PSDB), do secretário estadual de Educação, Danilo de Melo, e dos 547 gestores escolares.

     Segundo o governador é necessário fazer com que se combata a ociosidade em sala e extra-sala para que o estudante se sinta também motivado e não desvie sua atenção da aprendizagem.”É preciso que os educadores atuem sempre com dedicação e amor”, defendeu o governador, que num reconhecimento àqueles que mais vêm se destacando no ensino por todo o Estado, homenageou com o “Prêmio Gestão Escola Comunitária”, 13 escolas – uma de cada DRE -, com premiação entre R$ 3 mil e 6 mil, dependendo da contribuição dela à educação.

     Segundo a Secom, o secretário Danilo de Melo explicou que os modelos escolhidos foram adaptados para cada público com a intenção de valorizar os símbolos do Estado, e falou sobre a descentralização da produção dos uniformes, que serão confeccionados nos municípios onde funcionam as unidades escolares. “Queremos com isso movimentar a economia local e fortalecer as micro empresas, beneficiando as pequenas confecções. O recurso destinado pelo governo do Estado para os uniformes é de R$ 8 milhões visando valorizar a educação e dignificando o trabalhador”, esclareceu.

     A escolha dos itens foi precedida por um estudo para que as vestimentas tivessem materiais de alta qualidade e que agradassem aos alunos e trabalhadores da escola. Serão cerca de 50 peças destinadas aos alunos, diretores, professores, merendeiras, vigias, auxiliares de serviços gerais e corpo administrativo.

     Para a confecção dos uniformes foi escolhido um tecido leve, com alta durabilidade e com os recortes modernos e entre os estudantes presentes a aprovação foi geral. “Adorei, achei lindo!”, disse a estudante Daiane Gomes, que estuda o 8º ano na Escola Estadual Luiz Gonzaga, em Palmas. Hygor da Silva, aluno do Colégio Estadual Criança Esperança, concorda. “Achei muito legal e confortável. Se quiser dá até pra ir na festa”, brinca.

     Para a diretora Regional de Ensino de Pedro Afonso, Luzia Freire, a distribuição dos uniformes acarreta uma série de benefícios para a escola. “Usar o uniforme é uma maneira de vestir, literalmente, a camisa da educação. Identifica os alunos e funcionários, transmitindo segurança e é também uma economia para os pais. Estamos aguardando o repasse e os moldes para começarmos a confeccionar”, conta.

     A nova vestimenta também agradou o vigia Flávio Marques, do Colégio Girassol de Tempo Integral  Augusto dos Anjos, que desfilou usando a farda, “É bem bonito e impõe mais respeito”, avaliou.

Conforto e economia
     Os pais dos educandos também ficaram satisfeitos com a doação dos uniformes, que além de bonitos e confortáveis vão significar um gasto a menos no orçamento doméstico. “Todo mundo gosta de ganhar roupa nova. Achei todos lindos”, diz Antônia de Jesus, mãe da aluna Mariana de Jesus, que cursa o 8º ano no Colégio Augusto dos Anjos.

     “Os pais e os estudantes já vinham cobrando o uniforme, mesmo achando que seriam comprados. Vamos levar para eles essa ótima notícia de que não só os alunos, mas todos os funcionários da escola vão receber gratuitamente do Governo do Estado os uniformes, sem falar que são lindos”, conta a diretora da Escola Estadual Setor Sul, Élia Barros.

     A meta da Secretaria Estadual da Educação é que até o final deste semestre alunos e servidores de todos as escolas estaduais estejam devidamente uniformizados.

Fonte: Portal CT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

[Os comentários serão moderados. Estarão sujeitos a aprovação para publicação ou não].Para comentar basta escolher um dos perfis abaixo. Se quer colocar teu nome vá no perfil URL/NOME, digite o nome e comente. Qualquer dúvida leonardoalmeida4321@hotmail.com / (63) 8457-2929

Postar um comentário