terça-feira, 24 de maio de 2011

Professora AMANDA GURGEL excelência em educação

     Em uma audiência pública  na Assembléia Legistativa de Rio Grande do Norte, para debater a situação da educação, deram oportunidade à Professora AMANDA GURGEL, que foi muito feliz em suas colocações e calou o plenário. É assim mesmo quando o assunto é a educação comentada por quem realmente está atuando nela, todos se calam e ficam de boca aberta.
     Uma coisa é alguém alheio à realidade da sala de aula falar sobre educação, outra coisa é quem sofre o dia a dia de uma "educação" como a Prof. AMANDA. Educação esta que é menos merecedora de atenção do poder público do que o homossexualidade. Sem dismerecer a preferencia sexual de ninguém, só penso que a preferencia de todos deveria ser pelas questões educacionais de um país.
     A verdade é que, num país que tem diz "todos pela educação", não a tem educação como peça fundamental para o desenvolvimento. Há uma controvérsia. Onde se cobra qualidade no ensino e libera-se verba não por esta, mas pela quantidade de aprovados (os famosos índices).
     E o profissional que é o responsável por tal educação? São cobranças e mais cobranças vindas de cima para baixo despencando à toda força nas costas desse tão sublime e dedicado, sem se quer ser perguntado se assim daria certo.
     E a valorização do professor? Como? A sim, valorizar.
     Isso é uma coisa que quando se fala, todos realmente se calam. Há quem diga que os professores foram valorizados com o piso salarial que foi votado. Meu DEUS, se isso for valorização, aí sim estão de verdade dizendo que educação nesse país tem pouco valor. Não podemos esquecer que todos os problemas de uma sociedade são jogados na escola, mais especificamente nas costas dos professores que deixam de viver a própria vida para se matar numa classe cada dia mais cheia. E agora também com "alunos especiais". Dizem que estão assim promovendo a inclusão dos alunos, só esqueceram de promover a inclusão dos professores. Todos os profissionais de hoje tiveram um professor para lhe guiar e que ganham bem mais do que ele, e trabalham em condições bem melhores.
     Sabiam que professores são "pau pra toda obra" em uma escola? É isso mesmo. Não só na escola mais na vida. O professor é Médico, Psicológo, Juiz tendo que dar sentença de forma instantânea, babá e entre outros é também "chacota" para os alunos que reprovam com ele, pois, sabem que vai haver um jeitinho de passar de ano. E o professor? Quem??? A sim. Também é culpado pelas coisas que derem errado.
     Parabenizo a colega, que disse tudo em seu discurso, os deputados é que não tiveram nada para lhe responder. Responder o que né? Ela estava coberta de razão. Deram oportunidade à pessoa certa pra dizer como anda a educação, não só a de RN, mais a de todo o país. Querem mudar a cara da educação em nosso país, comecem mudando a cara de quem a debate e dá opinião nela. Mudem de atitude dando valor a quem merece muito mais. 
     Somos orgulhosos pelos frutos que colhemos com as sementes que plantamos. Alunos nossos que se formam, crescem na vida e têm salários e condições de trabalhos melhores que os nossos. Temos o sentimento de que fizemos nossa parte apesar dos sacrifícios. Ficamos orgulhosos por eles terem optado por outra profissão. Uma que não seja tão menosprezada, tão desvalorizada.



     LEONARDO ALMEIDA

3 comentários:

  1. MÁRCIA GUIMARÃES DA CUNHA24 de maio de 2011 às 13:23

    Execelente a sua escolha de divulgação deste vídeo.
    Espero que nossos "governantes" também tenham acesso a ele e se apropriem da fala desta professora, que defendeu BRILHANTEMENTE sua classe - Professores. E, que nos sirva de exemplo e passemos a defender também nosso trabalho,com a mesma garra e entusiasmo, pois dele tiramos o nosso sustento.
    Se nós, professores aceitarmos tudo que nos é imposto, com paciência e resignação, nunca alcaçaremos o RESPEITO perante a sociedade.
    Parabéns a você Leo e PARABÉNS a AMANDA, mulher de coragem que não se intimidou perante as indumentárias presentes àquela audiência pública.

    ResponderExcluir
  2. Nunca houve valorização para com a classe mais necessária do Brasil, que é a de professor. É um desrespeito aos princípios de nosso Estado, tem que haver políticos que entendam que uma sociedade só sobrevive com uma educação bem estruturada, e não esse descaso como vemos hoje!!!

    ResponderExcluir
  3. ISSO É QUE CHAMO DE PROFESSORA.

    ACORDEM PROFESSORES, ESSA LUTA É NOSSA!

    CORAGEM! PAREM DE VIVER DE MIGALHAS...

    ResponderExcluir

[Os comentários serão moderados. Estarão sujeitos a aprovação para publicação ou não].Para comentar basta escolher um dos perfis abaixo. Se quer colocar teu nome vá no perfil URL/NOME, digite o nome e comente. Qualquer dúvida leonardoalmeida4321@hotmail.com / (63) 8457-2929