sexta-feira, 18 de novembro de 2011

ENSINO SUPERIOR: Número de instituições com índice satisfatório sobe para 5

 Dados do MEC apontam ainda 11 faculdades/universidades do TO com IGC 2, considerado abaixo da média recomendada
O número de instituições de ensino superior do Tocantins com Índice Geral de Cursos (IGC) que atende de forma satisfatória a avaliação do Ministério da Educação (MEC) aumentou de três, em 2009, para cinco, em 2010. Das 29 instituições do Tocantins - identificadas pelo Jornal do Tocantins no universo de 2.177 avaliadas pelo MEC - 38%, ou seja, 11 tiveram o IGC 2, considerado abaixo da média satisfatória pelo MEC. Doze delas não tiveram conceito, segundo o MEC por não terem realizado o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) ou porque não foi possível avaliar algum outro conceito. Os dados foram divulgados ontem.
As instituições com avaliação positiva são Faculdade Católica do Tocantins; Universidade Federal do Tocantins (UFT); Faculdade Guaraí (FAG); Faculdade de Ciências Humanas, Econômicas e da Saúde de Araguaína (Fahesa/Itpac); e Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra). A FAG e a Fahesa/Itpac, na avaliação anterior, tiveram IGC 2, abaixo da média considerada satisfatória.
Das 29 instituições identificadas pelo JTo, oito são públicas - duas delas, a UFT e a FAG tiveram IGC 3 - quatro tiveram IGC 2 e as demais não tiveram conceito, entre elas o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO).
Vale lembrar que a FAG foi vendida esse ano, depois da determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), em que os estabelecimentos municipais, que estão caracterizados como faculdades públicas, não podem cobrar mensalidade e por este motivo, se quisessem manter sua característica pública deveriam atender tais exigências. No caso da FAG, o município de Guaraí não assumiu a responsabilidade do ensino superior municipal. Então, a Faculdade Jangada de Jaraguá do Sul (SC) ofereceu R$3.510.938,50 para assumir a instituição e o corpo discente (acadêmicos). A Faculdade Jangada assume o controle privado da FAG a partir de 1º de janeiro de 2012.

Avanço
Segundo o coordenador da Área de Ciências Humanas da Fahesa/Itpac, José Fernando Lunckes, o avanço no IGC da instituição, de 2 para 3, é resultado do trabalho que a instituição vem fazendo para corrigir deficiências e a mobilização realizada para que os estudantes realizem o Enade. "Fazemos, na verdade, uma conscientização para que os estudantes entendam que é uma nota institucional, mas que eles fazem parte disso", explicou Lunckes, detalhando que os estudantes têm dificuldade de ter essa compreensão, "de que se a instituição vai bem e tem um conceito positivo, eles serão bem vistos no mercado de trabalho". O professor acrescentou que a instituição também está investindo na qualificação de professores e melhora na estrutura, como por exemplo, oferta de acervo para biblioteca.

Índice
O IGC é um indicador expresso em conceitos, com pontuação variável de um a cinco pontos. Uma instituição que obtenha de três a cinco pontos atende de forma satisfatória; abaixo de dois a atuação é insatisfatória. O IGC de uma instituição é resultado da média ponderada do Conceito Preliminar de Curso (CPC), indicador de avaliação de cursos de graduação, e obedece a um ciclo de três anos, em combinação com o resultado do Enade, que mede o desempenho dos estudantes. 



Fonte: Jornal do Tocantins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

[Os comentários serão moderados. Estarão sujeitos a aprovação para publicação ou não].Para comentar basta escolher um dos perfis abaixo. Se quer colocar teu nome vá no perfil URL/NOME, digite o nome e comente. Qualquer dúvida leonardoalmeida4321@hotmail.com / (63) 8457-2929