quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Neymar é indicado ao prêmio de melhor jogador do mundo

Atacante do Santos foi o único nome que atua fora da europa a entrar na lista
Neymar obteve mais uma marca expressiva em sua curta, mas já brilhante carreira. Ele rompeu um tabu de 15 anos ao tornar-se o único jogador que atua fora da Europa a entrar na lista dos concorrentes a melhor futebolista de 2011, elaborada pela Fifa. São 23 candidatos. A última vez que um atleta atuando no Brasil apareceu como finalista foi em 1996. Também era um santista, Giovanni. Mas, no meio daquela temporada, ele transferiu-se para o Barcelona.
Ontem, a Fifa e a revista France Football divulgaram a lista dos 23 melhores atletas do ano. Essa é a segunda vez que a publicação e a entidade se unem para escolher o melhor do mundo. O anúncio será feito no próximo dia 9 de janeiro, na entrega do troféu Bola de Ouro. "Se Neymar estivesse no Real Madrid, ele estaria entre os três melhores", disse o ex-jogador Ronaldo, cuja empresa cuida da imagem do atacante santista.

Daniel
Apesar da indicação de Neymar e do lateral-direito Daniel Alves, do Barcelona, a lista da Fifa é marcada pela ausência de brasileiros, em um reflexo da falta de estrelas do futebol nacional. A situação contrasta com o cenário verificado não muito tempo atrás. Nos 20 anos do prêmio (foi criado em 1991), Romário, Ronaldo, Rivaldo, Kaká e Ronaldinho Gaúcho estiveram entre os vencedores. Os brasileiros dominavam a lista de candidatos e, em alguns anos, dois dos três finalistas eram da seleção. Em 2007, todos os prêmios entregues pela Fifa na festa anual foram para atletas brasileiros.
Apesar da seca de craques, o surgimento de Neymar é considerado como um fenômeno, segundo especialistas da Fifa. Isso porque muita gente, mundo afora, sequer viu o santista jogar até agora. Mesmo assim, ele já conseguiu romper a lista dominada por "europeus".
A inclusão de Neymar entre os finalistas também promete esquentar o Mundial de Clubes, no mês que vem, no Japão. As esperanças são de que o Santos de Neymar possa enfrentar na final o Barcelona de Lionel Messi, o argentino que concorre a seu terceiro título de melhor do mundo e é, mais uma vez, favorito. Em ano sem Copa do Mundo, a tendência é de que a atuação de jogadores em seus clubes sejam determinantes para o prêmio. Uma bela atuação de Neymar, gols e um eventual título do Santos poderiam aumentar suas chances de ganhar o troféu.

Fifa
A Fifa divulgará os três finalistas em 5 de dezembro, portanto antes de um possível encontro entre Santos e Barcelona pelo Mundial de Clubes. Mas se Neymar figurar entre os três e tiver bom desempenho no torneio a ser disputado no Japão, poderá amealhar bom número de votos. O anúncio do vencedor, em janeiro, será em uma cerimônia em Zurique. Mas a grande aposta é mesmo Messi que, se vencer, se igualará a Ronaldo, Zidane e Ronaldinho Gaúcho, cada um com três títulos da Fifa. Se for eleito, Messi ainda se juntará a Michel Platini: serão os únicos a ganhar a Bola de Ouro em três anos seguidos.


Enquete



Ao menos segundo eleição no site da revista France Football, organizadora da Bola de Ouro em conjunto com a Fifa, Neymar pode bater no peito e dizer que está à frente de Lionel Messi e Cristiano Ronaldo. Às 15h20 (do Tocantins), de ontem, a enquete já tinha ultrapassado os 1.400 cliques. Neymar tinha 36,49% (513 votos), enquanto Messi (14,15%, com 199) e Cristiano Ronaldo (11,31%, com 159) vinham na sequência. 
 
Fonte: Jornal do Tocantins 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

[Os comentários serão moderados. Estarão sujeitos a aprovação para publicação ou não].Para comentar basta escolher um dos perfis abaixo. Se quer colocar teu nome vá no perfil URL/NOME, digite o nome e comente. Qualquer dúvida leonardoalmeida4321@hotmail.com / (63) 8457-2929