quarta-feira, 22 de junho de 2011

ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS

Alice estava em uma encruzilhada. Havia varias estradas como opção para que ela seguisse. Sem saber qual caminho tomar, perguntou a um coelho que estava apresado, qual seria o melhor caminho a seguir.  O coelho, então perguntou a ela aonde ela queria chegar. Ela respondeu que não sabia. Então o coelho afirmou: se você não sabe onde que chegar qualquer caminho serve.
Pense no eleitor de nossa cidade como se fosse Alice. Os caminhos como se fossem os candidatos e o coelho como se fosse alguém que quer mostrar que é preciso saber aonde se quer chegar, e só então escolher a estrada certa. No momento vários nomes se apresentam como opção para o bernardense, mas em nenhum momento deixaram de serem apenas nomes.  Uma campanha política deveria ser feita com posicionamentos firmes sobre várias questões. Poderíamos começar o debate discutindo a vocação econômica do nosso município. Se desejamos ser uma comunidade basicamente de servidores públicos, que servem, mas não geram receita suficiente para um crescimento esperado. Se, temos que investir em infraestrutura para atrair indústrias. Se devemos nos concentrar na produção familiar de leite. Se, a piscicultura é ou não uma alternativa, ou se a agricultura irrigada é uma opção viável. Ou ainda se existe uma matéria prima ou agricultável que possa ser produzida com qualidade para exportação. Lembre-se de Genésio do Tocantins que em sua música diz: se farinha fosse americana só os ricos poderiam consumir. Cada pré candidato poderia em suas conversas e reuniões com correligionários travar esse debate insistentemente. Mas não. Como sempre as conversas são as de sempre. Falar de nomes e de alianças com outros nomes. A população assiste a tudo e acaba entrando no debate proposto pelos políticos. Cada um defendendo sua paixão por um desses nomes ou disseminando o seu ódio por outros. E assim nossa adorável cidadezinha permanece à margem de qualquer crescimento qualitativo. Tantas conferências, tantas reuniões, tantos seminários acontecem sobre vários temas, mas na maioria das vezes se deseja só cumprir um cronograma. Por que não reunimos nossos melhores nomes em assembléia permanente e tratamos de forma pontual todas as questões que envolvem o futuro de nossa cidade, a fim de fazer um projeto piloto com metas claras que não dependa de quem será prefeito ou prefeita de nosso município? Não. Cada um com seu grupo procuram cegamente seguidores cegos. E salvo poucas exceções também procuram políticos influentes que os ceda uma sigla partidária e sustentação política. Para que em seguida, dois anos após a eleição de prefeito possa negociar com esses políticos influentes o seu curral eleitoral.
No momento há candidatos a candidatos de todos os tipos.
Vejam: Os Naturais e históricos; Candidatos que se assumem candidatos; Candidatos que falam que não são candidatos; Candidatos que desejam apenas crescer seu prestigio para tirar vantagens de quem for eleito; Candidatos que esperam possível apoio; Candidatos que ainda não sabem se poderão ser candidatos.
 Poxa Alice tem tanta gente interessada na nossa prefeitura que se eles passassem quatro anos juntos lutando para resolver realmente nossos problemas você realmente não precisaria ir para lugar algum. Pois você estaria definitivamente no país das maravilhas (nesse caso, a cidade das maravilhas).  
Sobre as críticas e elogios que recebi. Obrigado. OBS: Não estou generalizando. Há poucas, Mas há exceções.  (Se desejar comente o texto e surgira o próximo tema).
Enviado por:
Professor Carlos Marrocos

31 comentários:

  1. Gostei muito do seu texto...
    Você na realidade fala a verdade e sabe provocar...
    Mas crie textos em que não se fale só de política por que assim(falando só de política)
    você nos passa a impressão de que tem algum interesse com isso...

    ResponderExcluir
  2. Pois é os políticos de Bernado Sayão é que se cuidem, o povo tá de olho neles e estamos observando como estão sendo feitas esses acordos políticos onde só eles ganham. Vamos ficar de olho nos tipos de candidatos.
    Temos que nos unir pra ajudar nossa querida cidade crescer

    ResponderExcluir
  3. È meu caro amigo,quanta verdade!
    Bandos de interesseiros....
    Vivencio uma terrível ação desses politiqueiros....
    Alguém fez uma cacada na minha rua, e até hoje, já vai pra dezesseis anos e nada....Não é problemas deles....Só que quando quer ganhar a politica todos se mostram enteressados em mudar a situação,mas passa pleito e sai pleito e nada.
    outra coisa precisamos diminuir o tempo desse pessoal nas prefeituras esse negócio de 8 anos é roubada...

    ResponderExcluir
  4. Meu Caro professor muito bom texto,diz a pura vedade do que acontece nas politica não so da nossa cidade como das outos pelo brasil afora, so tem um problema, as pessoas que tem esses projetos como voce colocou no seu texto, se candidatos não são eleitos porque a população não vota, e voce sabe porque. Precisaria mudar isso e voce pode ser um, atraves da concientização, começando com seus alunos, tire um tempo de suas aulas para isso.
    Abraços
    Eleitor conciente

    ResponderExcluir
  5. Dizem por aí que semana que vem mais um parente de um certo vereador começa a trabalhar no estado. Esses caras são mesmo uns políticos sem escrúpulos. Queria que a população em peso ficasse de olho nas ações em benefício próprio desses políticos de nossa cidade. VAMOS FICAR DE OLHO.

    ResponderExcluir
  6. meu amigo prof carlos;eu teu uma pergunta a te disse isto e um texto ou e um jogos politicos sem pe e sem cabeça, por mim isto povinho igual, voce fala mal da nossa cidade quer no texto voce chamam de cidadezinha mais e a cidade quer esta deixando muita gente tranquila precipamente os quer chegaram e igual a voce quer fica chamando a nos cidade de cdadezinha e porque voce nao morou aqui no começou quando çomecou que a prefeitura nao ti ao um caneta para assinar um nome, agora voce, voce chegou ontem aqui ja vem dissendo que a nossa cidade e um cidadezinha pos teu muito orgunho de mim cidade morou muito tempo aqui nasci e si crei aqui e sou bernasdensi com muito orgunho; e acidade ser tornar grande quando a pessoa ajuda nao atrapanhar ou municipio cresçer mim desçulpei ser eu algo errado,mais o bons sao a maioria da populaçao da cidade quer ser chamam povo nao povinho e igual voce escrever no texto alice no paises da maravilhas.

    ResponderExcluir
  7. reamlmente ela se abandonou aopercorrer a estrada; abandonou seus sonhos,seus gostos, seus habitos... nao quer arrotar oquanto foi incompreendida enem julgar segundos terceiros ou quartos quer julgar asi mesmo ,fracassou...e no final ainda ouviu um; so que esta falando certo de antes so que mal acompanhado, isto e so um frasizinha que nao vai vira cidadizinha meu grande professor ou posso li tratar nao com voce trator a nossa cidade chamanda bernardo sayao ok.

    ResponderExcluir
  8. Caro Leitor,

    Ao ler o texto do professor gostaria que não sentisse como uma ofensa suas idéias referente a nossa cidade, o que o professor relata são as questões politicas que acontece desde o inicio da municipalização deste municipio, só não vê quem não quer, mas o que vem acontecendo é isso mesmo que o professor abordou.. na verdade a prefeitura em seu inicio não tinha mesmo nem uma caneta, mas também tinha um povo diferente, hoje nota tamanha mudança dê uma olhadinha nos sanguessuga da prefeitura... são tantos beneficiados que não medem consequencias para afrontar os adversários.. Essa prefeitura realmente tem sido a vaquinha de leite de muita gente.

    ResponderExcluir
  9. E vai continuar assim meu caro leitor ananomino, a prefeitura tem sido a vaquinha de leite de muita gente, e continuara sendo, por muito tempo, inclusive voce se tiver uma chance, temos que para com esse falso moralismo, sera se voce tem moral para falar desse povo, sera se voce tambem nao ja praticou um ato ilicito por pequeno que seja que se compara com o que voce chama de sanguesuga?
    Eleitor conciente

    ResponderExcluir
  10. Só vai continuar essa mamata aí porque o povo vota e não cobra e nem os vereadores fiscalizam. são fracos demais esses vereadores, não sabem o que realmente devem fazer. acham que é ficar dando uma migalha aqui e outra ali para o eleitor votar nele novamente. Pergunte a qualquer um deles quanto entra qual é a quantidade de dinheiro que entra na prefeitura por mês. com certeza nenhum deles irá saber. Por que será? Alguém por favor diga.

    ResponderExcluir
  11. E voce To de Olho Sabe, quanto entra e quanto sai de dinheiro na Prefeitura?

    ResponderExcluir
  12. Qualquer cidadão pode acessar o PORTAL DA TRANSPARENCIA, inclusive vc ANONIMO e nossos vereadores. Pode tambem pedir relatórios na prefeitura, através de pedido por escrito. Quer saber, acesse ou peça por escrito. pode ser qualquer um, até os nossos preparadissimos vereadores.

    ResponderExcluir
  13. A titulo de informação "to de olho" no portal da transparencia voce vai encontrar somente as receitas os dados da saida voce encontrara no sitio do TCE to, mais voce não respodeu a minha pergunta sera que voce tem moral para falar de sangue suga como voce citou em um de seus comentarios e que não tenha cometido nenhum ato ilicito por pequeno que seja? me responda por favor para eu tirar minhas conclusões sobre voce

    ResponderExcluir
  14. Olha meu amigo, eu não citei nada sobre SANGUESSUGA, até porque não quero falar nesses irresponsáveis que fazem do povo brinquedo, você leu errado. Não perco meu tempo com esses bestas que fizeram o que fizeram e ainda insistem no argumento de quem não tem nenhum ato ilícito por pequeno que seja e blábláblábláblá. Bobão. larga de ser besta seu bosta fica aí puxando saco de SANGUESSUGA, pra quê? Ou será que você é um deles? Acredito que é. Vamos ajudar o povo a se conscientizar e não votar mais nessas pessoas que só querem sugar o dinheiro público e lascar com a vida do povo que depende do desenvolvimento da nossa cidade. Comece a definir-se não porquê o fulano de tal vai te dar um emprego... Mais defina-se porque ele tem projeto de desenvolvimento. Emprego de puxa-saco só dura no máximo 4 anos, ou se você for um puxa-saco eficiente pode ter até 8 anos. Defenda a coletividade, defenda a cidade que te abriga e tenha respeito com o povo bernardense. E OLHA QUE EU NEM TINHA CITADO "OS SANGUESSUGAS" Seja consciente Bestão.

    ResponderExcluir
  15. Olha "to de olho" não precisa ficar nervoso voce enrolou enrolou e não respondeu minha pergunta, pensava que realmente tinha encontrado um comentario de uma pessoa honesta mais me parece que voce e igual a todos aos politicos que vce tanto critica,so uma dica para voce ser uma pessa mais ou menos correta: nunca ter tentado passar alguem para tras, nunca ter comprado alguma coisa pirata (CD,DVD etc...), nunca ter furado uma fila e mais outras coisas pequenas que não se da importancia mais que esta no mesmo pe de igualdade dos politicos que voce cita, se voce nunca fez, mais sem peso na conciencia quero te parabenizar e dizer que voto em voce para qualquer cargo que tu se candidatar
    Abracos

    ResponderExcluir
  16. Agora meu amigo ANONIMO, eu fiquei surpreso com voce, querendo comparar atos como furar a fila, comprar algo pirata, soltar uma mentirinha de vez em quando, com uma baita FALTA DE VERGONHA como a de desviar milhões em dos cofres públicos. Se liga. Já viu alguém ser chamado de ficha suja só porque comprou um CD ou DVD pirata? Agora falando a verdade, eu não tenho coragem de votar em voce. Tá é louco, quem defende bandido, pra mim é bandido. De repente vamos ver alguém preso por furar a fila. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. bobão.

    ResponderExcluir
  17. caros amigos eleitores em vezes de voce esta falado mal de alguem, por voce nao fazem igual ou nos amigo egrande escritor quer lutor e batalhou para chegar la onde-se esta e como orgulho ser um filho de bernardo sayao e hoje formando pra direitos quer nos amigo almeida sabem em quer eu estou falado quer ele derminou seu estudo aqui e vou para a capital e hoje tras muito muito orgulho para a nossa cidade quer quando ele faz seu texto nunca criticou a cidade e nem ou povo quer morar nela e simplemente alogias com ou grande e com ou pequeno obs; ler ou texto dele quer voces, vao saber em ou que e um texto de verdade nao estes texto que fica jogador um contra os outros, este texto que eu estou falado estas no almeida, ne almeida informao para eles de que eu estou falado meu amigo que so assim eles cai na dreal evao estudar e igual a voce; mim descuper se eu estou errado um visao para ou futuro nunca se olhe para tras porque se nao voce vai fica a transado tambem siga em frente igual ou nosso amigo fez nosso amigo filho de dona eva eseu vando parabens pelo filho que voce ter e orgulho de bernardo sayao to.de um grande amigo que queria cresçer igual a voce mais nao deu contar de cresçer mais muito alegre e torzendo por voce por ter chegando ondem voce esta, um abranço em deus de abençoa.

    ResponderExcluir
  18. Parabens! Mas uma vez o MEU PAI informando ak no blog do Leo.Texto muito bom a mas pura realidade de Bernardo Sayão...

    ResponderExcluir
  19. Parabens.Mas uma vez o MEU PAI informando no Blog do LEo. texto muito bom

    ResponderExcluir
  20. Para Voce "estou de Olho" e aqueles que gostam de criticar os outros sem primeiro olhar para si mesma, reflitam na mensagem que vou deixar:Vivemos em uma época em que se clama pela honestidade. Rui Barbosa já escreveu que "o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, e a ter vergonha de ser honesto."
    O profeta bíblico escreveu uma lamentação que é mais moderna do que nunca. "Pereceu da terra o piedoso, e não há entre os homens um que seja reto; todos espreitam para derramarem sangue; cada um caça a seu irmão com rede." Miquéias 7:2
    Esta semana recebi um e-mail que me chamou a atenção. Ele afirma que o brasileiro tem o costume de reclamar da corrupção no meio político mas esquece de olhar para si e para os pequenos atos de desonestidade do dia a dia. Por isso eu pergunto: Você é honesto? Antes de responder afirmativamente veja se passa no texte abaixo. Lembre-se que corrupção significa desobedecer as leis.

    Portanto é desonesto quem:

    1. Saqueia cargas de veículos acidentados nas estradas;

    2. Estaciona nas calçadas, muitas vezes debaixo de placas proibitivas;

    3. Suborna ou tenta subornar quando é pego cometendo infração;

    4. Troca voto por qualquer coisa: areia, cimento, tijolo, dentadura;

    5. Fala no celular enquanto dirige;

    6. Trafega pela direita nos acostamentos num congestionamento;

    7. Para em filas duplas, triplas em frente às escolas;

    8. Viola a lei do silêncio;

    9. Dirige após consumir bebida alcoólica;

    10. Fura filas nos bancos, utilizando-se das mais esfarrapadas desculpas;

    11. Espalha mesas, churrasqueira nas calçadas;

    12. Pega atestados médicos sem estar doente, só para faltar ao trabalho;

    13. Faz "gato" de luz, de água e de tv a cabo;

    14. Registra imóveis no cartório num valor abaixo do comprado,muitas vezes irrisórios, só para pagar menos impostos;

    15. Compra recibo para abater na declaração do imposto de renda para pagar menos imposto;

    16. Muda a cor da pele para ingressar na universidade através do sistema de cotas;

    17. Quando viaja a serviço pela empresa, se o almoço custou 10 pede nota fiscal de 20;

    18. Comercializa objetos doados nessas campanhas de catástrofes;

    19. Estaciona em vagas exclusivas para deficientes;

    20. Adultera o velocímetro do carro para vendê-lo como se fosse pouco rodado;

    21. Compra produtos pirata com a plena consciência de que são pirata;

    22. Substitui o catalisador do carro por um que só tem a casca;

    23. Diminui a idade do filho para que este passe por baixo da roleta do ônibus, sem pagar passagem;

    24. Emplaca o carro fora do seu domicílio para pagar menos IPVA;

    25. Freqüenta os caça-níqueis e faz uma fezinha no jogo de bicho;

    26. Leva das empresas onde trabalha, pequenos objetos como clipes, envelopes, canetas, lápis.... como se isso não fosse roubo;

    27. Comercializa os vales-transporte e vales-refeição que recebe das empresas onde trabalha;

    28. Falsifica tudo, tudo mesmo... só não falsifica aquilo que ainda não foi inventado;

    29. Quando volta do exterior, nunca diz a verdade quando o fiscal aduaneiro pergunta o que traz na bagagem;

    30. Quando encontra algum objeto perdido, na maioria das vezes não devolve;

    Então amigo, sugiro que você e eu façamos um exame de consciência antes de criticar o próximo. Jesus afirmou que se espera fidelidade nas pequenas coisas. "Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor." Mateus 25:21
    Abraços

    ResponderExcluir
  21. Tô de olho , eleitor consciente e anonimos seus comentários são pertinentes, continuem a contribuir com seus comentarios. eles contribuem com nosco que estamos ligados no blog. a omissao também está do lado do mais forte. Qual a sua idéia para desenvolver nossa cidade ? queremos saber.

    ResponderExcluir
  22. meu amigo to de olho,a ideia que eu penso e q ou siquerido baixa,a ernergia do estado todo nao so do nosso municipio a sim, que disse por ai que ele faz subi a ernergia e so da uma olhanda nos comentario da roberta tum ai voce vao fica de olho mesmo a sim ainda tao nua brinca ai de silintasoes pra arrumam as rodovias do estado i em quando isto ou povo estao morrendo nas estradas que nas gestao passanda nao era um vergolhas estas rodovias que estas matador pessoas inocentes e por eles so andao de aviao ai esqueçer do povo, mais dizem por ai que ele faz entao vamos espera nem quem saber ele faz a estrada da bernardo sayao a juarina tambem que ele faz tira as maquinas igual tirou no tempo q vou fazer a trascolinas talves eles querer que vira a trassiquerindo e so dar uma olhanda nas plaças ou povo pedido socorro se da pra ve as plaças que ou mato esta tambando que ou povo clama tamba siqueras,pelo menos isto que ou povo do tocantins paga impostos e nao qurer ve mais ninguem sofre por ter pedido a familias este e apelo e sim tambem um ideia ja que eles sao fortes mesmo espero,.e agradeço de alguem que nao quer ver ninguem sofre mim desçulpei se eu estou errado.abraços

    ResponderExcluir
  23. meus querido povo de bernardo sayao precipalmemte a oposicao de um olhandinha no satis da roberta tum para ve como estas ou vosso sr ecelenticisso siquerido ou pagando te promessas.

    ResponderExcluir
  24. com esta alta da energia eu quero ve o que os siqueridos vao falar.

    ResponderExcluir
  25. Quem tá falandom em enérgia é tudo revoltado com o sequeridooooo. e ai vcs perderam. chora...

    ResponderExcluir
  26. Agora os politico de Bernardo Sayão tá tudo ferrado, se o prof carlos enquanto tava trabalhando já pegava no pé deles, e agora estando de férias. Agora só cabe aos políticos implorarem pra ele ir pescar porque senão o bicho vai pegar. Mais é assim mesmo. É ferro nesses políticos.

    ResponderExcluir
  27. O pior é que a pescaria pode ser uma ótima fonte de inspiração para o professor. rsrsrs
    arrocha professor é pau neles. a população tem que se esclarecer. Se inspire professor. Precisamos nos concientizar. Preparem-se politicos. Que pescar que nada.

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  28. Prof. vamos alertar o ALMEIDA porque tem um vereadorzinho aí que fica falando mal do BLOG dele e que ele não está garantido onde ele está. Agora leitores deste BLOG, me digam que mal há em informar as pessoas. Será que ele tá com medo de alguma coisa. Professor, quero que o senhor fique de olho e também coloque no seu espaço do blog esses tipos de injustiças. Não só com o Almeida, mais com todas as pessoas de Bernardo Sayão.

    ResponderExcluir
  29. Se tem algum bom político aí se sentindo prejudicado, deve ser porque ele não divulgou seus bons projetos para nossa cidade. CARLOS 'MARROCOS', peça para o ALMEIDA arrumar um espaço para esse 'bons' políticos de Bernardo Sayão divulgar seus projetos de desenvolvimento para ele não ficar no prejuízo. De repente a camara de Bernardo Sayão terá que criar um site só pra isso são tantos projetos.
    E aí ficam criticando o blog porque. Vamos lá almeida dá um espaços para os políticos... Ajuda aí professor.

    ResponderExcluir
  30. Uai professor tô esperando voçe vai ou não falar com o almeida pra dar um espaço aos bons plíticos cheios de projetos para o desenvolvimento de Bernardo Sayão. Olha que talvez terá que almentar a potencia do blog do almeida. tô esperando sua resposta professor.

    ResponderExcluir
  31. prof. carlos marrocos.9 de julho de 2011 às 10:24

    O almeida informando existe com a intenção de contribuir para a verdadeira democracia em nossa cidade. qualquer político de carreira ou não que pretenda divulgar seus progetos tem espaço livre. nós até desejamos isso. porém não sei porque eles ainda não fizeram isso. acredito que eles até acesam o nosso blog mais não comentam nada e se comentam não colocan o seu nome. será porque ? vamos lá, coragem comentem e coloquem os seus nomes. ou será que estam com medo de se expor ? Acreditem se vcs realmente teem bons progetos os comentarios seram só elogios. mais se não temprepare-se.estamos esperando. prof. carlos marrocos.

    ResponderExcluir

[Os comentários serão moderados. Estarão sujeitos a aprovação para publicação ou não].Para comentar basta escolher um dos perfis abaixo. Se quer colocar teu nome vá no perfil URL/NOME, digite o nome e comente. Qualquer dúvida leonardoalmeida4321@hotmail.com / (63) 8457-2929