segunda-feira, 20 de junho de 2011

A difícil, mas boa vida em família .

Eu poderia tematizar esta matéria da seguinte forma: A boa, mas difícil vida em família; mas prefiro pensar que ao invés de ser boa, mas difícil, a família é difícil, mas é boa. Todas as famílias têm problemas. Às vezes muda apenas o endereço ou mesmo o nome do problema, ou ainda, a intensidade dele. Por esta razão estou dizendo que é difícil a vida em família.  Creio que a maioria de nós quando distante ou mesmo quando perdemos em definitivo alguém da família sofremos e passamos a viver o sentimento que chamamos de saudade – por estas razões digo que a vida em família é boa.
Com estas observações, vale pensar até que ponto temos supervalorizado o difícil em detrimento do bom? Não é porque a vida é ou está difícil que vou tirá-la; não é porque alguém que amo está doente e sofrendo e eu estou sofrendo com ele que vou matá-lo; não é porque o casamento ou o relacionamento com os filhos está ou é difícil que vou me divorciar ou abandonar os meus filhos. O bom precisa sobressair ao difícil e não o difícil ao bom.  A eutanásia no Brasil não é permitida senão no relacionamento conjugal; quando um casamento adoece ao invés de procurar tratamento, muitos preferem matá-lo. Uma das coisas boas da vida é a vida em família, mas o melhor da vida em família é cada um lutar para que esta vida em família seja uma vida boa e não um peso a ser carregado como um fardo insuportável. Aí vai algumas dicas: Primeiro: Veja a vida em família como algo bom e não como algo difícil; Segundo:  Assuma seus erros em família, ao invés de apontar os erros dos outros; Terceiro: Decida mudar naquilo que você entende que está fazendo errado; Quarto: Ajude os demais membros da sua família mudar naquilo que eles decidirem mudar; Quinto: Quando você não souber mais o que fazer – Busque ajuda de Deus, de profissionais e de amigos sinceros.

Até a próxima,

Euzimar Nunes
Formado em Teologia e PsicanálisePastor da Primeira Igreja Batista em Araguaina há 10 anosPalestrante nas áreas de: Ética, família, motivação, relacionamento, etc.
(63) 3414-7452 euzimarnunes@hotmail.com

Texto Publicado no site da 1ª Igreja Batista de Araguaína: http://www.pibaraguaina.org/

7 comentários:

  1. Parabemns Pastor Euzimar, somente voce que conhecemos para trazer palabras sabias que servem de alimento para nossa alma conselho para quem vem desvirtuando o sentido dos sentimentos e agrendindo com palavras uns aos outros na pequena comunidade que vivemos e amamos porque se não amassemos não estariamos morando mais aqui. Que Deus ilumine voce e toda a sua familia e continue nos trazendo mensagens de fe e esperaça que e isso que estamos precisando.
    abraços
    Um Amigo

    ResponderExcluir
  2. parabens pastor euzimar voce ter um visao texto perfeita q ou povo enterda ou seu texto palertraste.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Pr.Euzimar pelo brilhante texto, que suas palavras possa entranhar na vida das familias e que dure para sempre. Que Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
  4. Gostei do texto Pr.Euzimar isso é bom para estármos sempre avaliando o conceito de familia|

    ResponderExcluir
  5. Parabens Pr com esse Texto o senhor aborda um tema que deveria ser sempre discutido em todos os lugares e com atenção muito especial.

    ResponderExcluir
  6. Pr.Esse assunto de familia foi bem abordado pelo senhor, pois estamos vendo uma banalização dessa instituição e se as igrejas, escolas e enfins todas as instituições as comunidades deveriam está preoculpadas com a manutenção da familia.

    ResponderExcluir
  7. PR. Seu tema é muito bom mas o problema não é se ter uma familia é mante-la unida as vezes cansa, como o senhor diz no texto a questão do dificil não é facil mesmo. mas parabéns pelo seu texto e continue escrevendo porque desse vale a pena se ler!

    ResponderExcluir

[Os comentários serão moderados. Estarão sujeitos a aprovação para publicação ou não].Para comentar basta escolher um dos perfis abaixo. Se quer colocar teu nome vá no perfil URL/NOME, digite o nome e comente. Qualquer dúvida leonardoalmeida4321@hotmail.com / (63) 8457-2929