segunda-feira, 27 de junho de 2011

A Parada Gay, que reuniu cerca de 4 milhões de pessoas neste domingo em São Paulo, causou polêmica com a Igreja Católica. Segundo o jornal O Globo, na decoração da festa, numa campanha pelo uso da camisinha, foram usados cartazes com santos de corpos musculosos. Os cartazes foram colocados ao longo da Avenida Paulista, palco principal da festa, que ganhou também as cores do arco-íris.

"Isso ofende profundamente, fere o sentimento religioso do povo. O uso debochado da imagem dos santos é ofensivo e desrespeitoso, o que nós desaprovamos", disse o cardeal dom Odilo Scherer ao jornal.

Ainda conforme o impresso, a festa foi marcada por discursos políticos a favor da criminalização da homofobia, arrastões e assaltos contra os participantes, regidos por uma música eletrônica que parecia incitar um ritual etílico que dominava todo o trajeto. Para comemorar a data, os organizadores ainda buscaram o improvável: colocar todo o público para dançar ao som de "Danúbio Azul".

A valsa, no entanto, só conseguiu ganhar seguidores quando entoada em altos decibéis num ritmo de techno-house-tribal, bem ao estilo das baladas gays em todo o mundo. A intenção era entrar para o Guiness Book como a valsa dançada pelo maior número de casais, o que não havia se confirmado até a noite desse domingo. Ainda em relação ao número de participantes, a Polícia Militar informou que não faria projeção oficial, deixando o dado a cargo dos organizadores.

Também conforme O Globo, não fosse o engajamento político de um ou outro que estava em cima de um dos 15 trios elétricos, a discussão em torno do projeto de lei 122, que torna crime a homofobia, teria passado batida. Muitos participantes sequer tinham ideia dos efeitos da decisão recente do Supremo Tribunal Federal (STF), que, juridicamente, tornou possível a união homoafetiva. "Sei lá que projeto é esse. Estou aqui só para dançar e zoar", dizia Carmem Fernandez, 27 anos, mais interessada em entrar e sair debaixo da bandeira de arco-íris que seguia a marcha.

Fonte: Portal CT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

[Os comentários serão moderados. Estarão sujeitos a aprovação para publicação ou não].Para comentar basta escolher um dos perfis abaixo. Se quer colocar teu nome vá no perfil URL/NOME, digite o nome e comente. Qualquer dúvida leonardoalmeida4321@hotmail.com / (63) 8457-2929