quarta-feira, 15 de junho de 2011

A Política e a técnica de Siqueira Campos

O servidor público, Joaquim Pereira conhecido como Jota em seu artigo fala sobre os melindres da política no Tocantins. "Aqui já vimos muitos que ganharam batalhas, todavia poucos atingiram as estrelas do firmamento político. Isto é privilégio do estadista". Confira!

Na árdua e por vezes não compreendida tarefa de governar o Estado do Tocantins devido a celeuma política entre convicções ideológicas manifestadas no parlamento tocantinense e por técnicos dos Quadros de Pessoal do Governo, ele transforma o exercício da política numa das mais nobres e fascinantes atividades a que pode dedicar-se estruturado no seu idealismo e na sua visão teleológica.
Sei que a classe política é um agrupamento de intelectuais ou de pessoas que se distinguem pelo merecimento, pois sofre todas as dores dos males sociais e nela se atribui quase tudo aquilo que na vida pública não anda bem. É geralmente válvula de ressentimentos e frustrações da sociedade que sempre espera perspectivas, apesar de que há na psicologia do político uma carga de sacrifícios e de dedicação aos interesses do povo que geralmente não é vista, pois o julgamento moral sobre esta classe, muitas vezes é grosseiramente errôneo.
Sei também que as grandes transformações históricas foram arquitetadas pelos políticos, cuja sensibilidade capta o momento em que é preciso viver uma página e têm a coragem de virá-la. Nesse aspecto, destaco aquele político que tem o princípio de virtude.
Vejam! aqui no Tocantins, quando os tecnocratas do governo se manifestam ou se calam perante a dúvida, o estadista se projeta como um gênio na sua concepção política e faz. E, então, depois que ele faz, muitos farão! O julgamento polêmico, sobremaneira, maldoso e vulgar, junta-se ao preconceito, onde às vezes exageram nos questionamentos: será que ele vai acertar ou errar? Certamente são reações advindas de quem em sua convicção, está livre de todo vínculo político, pois seu comportamento está conforme sua consciência e principalmente segundo sua competência e não vê no sistema político um meio razoável para a realização das suas idéias e para pô-las em evidência.
Aqui já vimos muitos que ganharam batalhas, todavia poucos atingiram as estrelas do firmamento político. Isto é privilégio do estadista.
Por isso, vejo ainda no Tocantins, a impossibilidade de uma efetiva tecnocracia como nos grandes centros, uma vez que os problemas do Estado dependem sobejamente de ações políticas e não tão somente técnicos. A imprescindível colaboração do técnico na solução dos problemas estatais, levanta-se ao nível do auxiliar do político, mas não é capaz de inverter os papéis, nem é capaz de alterar o contexto municipal, estadual e federal como já aconteceu historicamente no Tocantins com ele e que agora, novamente abre-se perspectivas de um novo governo com idéias ordenadas para mudanças prósperas. Para isso é preciso ser Político e que tenha um Norte.
Nessas mudanças há uma escala de valores e uma seleção de critérios de interesses gerais que confluem para o bem comum e só são apanhados pelo político que tem rumo, numa cosmovisão abrangente dos fatores em vias ideológicas, sociais, morais, economicas e também as razões religiosas que são peculiares de Siqueira Campos.
A propósito, para ilustrar, nos entretantos, quando parte razoável da sociedade, inclusive os técnicos do governo merecidamente planejam para aproveitarem os momentos de descontrações, valorizando os feriados e dias santos, se agiganta o político e experiente Siqueira, quando toda responsabilidade recai sobre as suas resoluções, quando sofre e sente com o povo; nas horas sombrias fica isolado com sua consciência no mosteiro dos seus problemas e se aprofunda no sentimento da fé e da religiosidade para vencer mais uma etapa de sua incansável missão.
Surge, portanto, o líder, sensibilizado com o social, e ele, pelos anseios difusos de um povo, que sabe catalizar e transformar em ordens e medidas nem sempre amenas, sobretudo elaboradas com propriedade, determina e faz acontecer novas ações de governo para beneficiar a todos, como foi da mesma forma para criação do Tocantins e da nossa belíssima Palmas para o povo falar.
E é por tudo isso que homenageio a peregrina coragem de um Homem de Estado, e crendo nessa coragem, na sua lealdade com o povo, valorizo a sua atitude virtuosa, pois no seu fadário de todos os dias esse Político assume a atitude heróica, incompreendido, paciente mas esperançoso vai tecendo o destino do povo mesmo sabendo que vão restar apenas algumas linhas nas páginas da História, porém o seu labor tem outro objetivo, e ele o persegue com tenacidade e determinação a de promover uma sociedade mais justa, livre e solidária para o nosso Tocantins.

Joaquim Pereira de Souza Filho (JOTA)
Pioneiro e sevidor público do Tocantins
Site Roberta Tum



Nenhum comentário:

Postar um comentário

[Os comentários serão moderados. Estarão sujeitos a aprovação para publicação ou não].Para comentar basta escolher um dos perfis abaixo. Se quer colocar teu nome vá no perfil URL/NOME, digite o nome e comente. Qualquer dúvida leonardoalmeida4321@hotmail.com / (63) 8457-2929